Jovens participaram da Jornada de Espiritualidade

Um dia para marcar a vida da juventude católica de Salvador. Foi assim o encerramento da Semana de Espiritualidade da Juventude da Arquidiocese, que aconteceu no último domingo (20), no Ginásio da Universidade Católica de Salvador (UCSal). O evento promovido pelo Setor Juventude reuniu jovens das igrejas de toda a capital, além de grupos da Região Metropolitana.

A Semana de Espiritualidade, este ano, teve como tema: Jovens Conectados às Bem-aventuranças. A proposta foi que as atividades fossem desenvolvidas nas 111 paróquias sob a luz do direcionamento proposto pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Juventude de 2014: “Felizes os pobres em espírito”.

O encontro reuniu, além dos representantes jovens das mais diversas vivências da igreja, como a Pastoral da Juventude e a Renovação Carismática Católica, os membros do Treinamento de Liderança Cristã, líderes religiosos que falaram sob à luz do Espírito Santo a todos os que estiveram reunidos.

Durante a manhã, a irmã Maria Laura, da Comunidade O Verbo de Vida, falou aos participantes. “Maria Laura trouxe na sua reflexão a importância do jovem se desafiar a viver uma vida em Cristo, buscando viver as bem-aventuranças. Este desafio está na adesão ao Projeto de Deus como um todo, sem cortes, uma adesão definitiva”, diz com entusiasmo a coordenadora da Pastoral Juvenil da Paróquia São João Evangelista, em Vilas do Atlântico, Bárbara da Silva.

Logo depois as pessoas foram direcionadas às oficinas temáticas oferecidas. No final da manhã, a Santa Missa foi conduzida pelo padre Josuel Jesus que marcou o encontro com as suas palavras sobre “a paciência de Deus conosco”. No período da tarde, a Comunidade Católica Shalom apresentou o espetáculo “O Canto das Írias” e trouxe aos olhos dos inscritos a experiência de se viver a verdade em Deus. A programação seguiu com palestra sobre a evangelização e comportamento nas redes sociais, e um dos momentos mais marcantes do encontro, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que envolveu aos jovens num momento de certeza em decisão por Deus.

Jornada Mundial em Cracóvia

Outro marco da Jornada de Espiritualidade foi o lançamento oficial em preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2016, em Cracóvia, na Polônia. Conduzido pelo bispo auxiliar de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva, o momento também recordou as experiências vividas na JMJ Rio 2013, que reuniu mais de 3,5 milhões de jovens de todo o mundo, no Rio de Janeiro.

Dom Gilson animou aos jovens na expectativa em participar do encontro mundial e pediu que todos se “preparem e busquem as melhores formas para garantir a sua ida ao evento. É algo único na vida de um jovem”. Outra informação apresentada foi a volta das Vigílias dos Jovens Adoradores, em preparação à próxima JMJ. A primeira vigília acontecerá no próximo dia 13 de setembro, na Catedral Basílica, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.

*Djalma Júnior – Jornalista e membro da Comissão para Assuntos da JMJ em Salvador

Fotos: Antônio Alves