Jubileu das Foranias: milhares de fiéis irão peregrinar, no dia 21 de setembro, no território da Arquidiocese de Salvador

No próximo dia 21 de setembro, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia viverá com grande alegria o Jubileu das Foranias, uma intensa experiência de fé e comunhão, inserida no contexto do Jubileu de Esperança que a Igreja celebra em todo o mundo. O evento reunirá milhares de fiéis de todas as regiões pastorais da Sé Primacial do Brasil (Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Itaparica e Salinas da Margarida), em peregrinações que terão como destino diversos santuários e paróquias de referência, sempre culminando com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, por bispos auxiliares, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Gabriel dos Santos Filho, e pelo bispo emérito de Araçuaí (MG), Dom Esmeraldo Barreto Farias.

A programação prevê que as foranias se organizem em peregrinações, testemunhando publicamente a fé e a unidade da Igreja. As foranias 1, 2A e 2B partirão às 17h da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, com destino ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Garcia, onde a celebração será presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha. Já as foranias 3 e 4 sairão às 14h da Paróquia Nossa Senhora dos Mares, no Largo dos Mares, e seguirão em caminhada até o Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, onde a Missa será presidida por Dom Marco Eugênio.

A forania 5 iniciará a peregrinação às 7h na Paróquia Menino Jesus de Praga, no Guarany, em direção à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, com celebração presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha. As foranias 6 e 9 sairão às 17h do Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Itapuã, em direção à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Stella Maris, em Stella Maris, onde a Missa será presidida por Dom Gabriel dos Santos Filho, bispo auxiliar.

As foranias 7A e 7B se reunirão às 7h na Paróquia Divino Espírito Santo, no Vale dos Lagos, e caminharão até o Colégio Salesiano Dom Bosco, em São Marcos, para a Missa presidida por Dom Esmeraldo Barreto. A forania 8 sairá às 7h da Paróquia São Paulo Missionário, na Fazenda Grande 2, com destino à Paróquia Santíssima Virgem Maria de Nazaré, em Cajazeiras 5, onde a celebração será presidida por Dom Marco Eugênio. Por fim, a forania 10 fará sua peregrinação às 16h, saindo da Igreja Santo Antônio dos Navegantes, em Itaparica, até o Centro de Treinamento de Líderes (CTL), na mesma Ilha, onde a Santa Missa será presidida por Dom Esmeraldo Barreto.

A celebração do Jubileu das Foranias insere-se no espírito do Jubileu de Esperança, convocado pelo Papa Francisco e reforçado pelo Papa Leão XIV, que convida os fiéis a redescobrirem a força transformadora da fé e a alegria da esperança cristã. Neste tempo jubilar, a Igreja oferece aos fiéis a oportunidade de receber a Indulgência Plenária, sinal da misericórdia de Deus que renova a vida espiritual e fortalece o caminho de santidade.

Assim, o Jubileu das Foranias será ocasião de graça, encontro e renovação missionária, manifestando a beleza da comunhão eclesial e o ardor da fé que anima o povo de Deus na Arquidiocese de Salvador.