Lavagem do Bonfim leva milhares de fiéis à Colina Sagrada

Foi com muita fé e entusiasmo que milhares de fiéis subiram a Colina Sagrada para participar da lavagem do adro da Igreja do Bonfim nesta quinta-feira. A procissão que iniciou às 8h na Igreja da Conceição da Praia, percorreu os bairros da cidade baixa durante toda a manhã, até chegar ao Bonfim por volta de meio dia.

Celebração inter-religiosa

Ainda na Conceição, padre Irineu de Jesus Menezes, Vigário da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, presidiu uma celebração i nter-religiosa que recebeu representantes de diversas religiões, além do prefeito ACM Neto e outros líderes políticos.

Diferente do Ecumenismo, que é o processo de diálogo voltado para promover a unidade entre os cristãos e que tem o objetivo de se fazer cumprir o desejo de Jesus Cristo, no diálogo inter-religioso o diálogo vai além do cristianismo, e permite uma convivência entre outras religiões não cristãs como o judaísmo, o islamismo, o budismo, hinduísmo, o candomblé…

Para padre Irineu esse diálogo tem uma grande importância e destaque o primeiro diálogo que aconteceu entre Arão e Melquisedeque. “É uma iniciativa da igreja que tem assim o desejo de poder sempre caminhar para a unidade, que corresponde com essa prática anual que é esse culto inter-religioso(…) na verdade, o concílio vaticano pediu para a Igreja que os bispos, os padres, os religiosos leigos, promovam cada vez mais o diálogo entre as denominações diferentes.  E nesse sentido também, nós temos na Bíblia, passagens, fatos, onde se tem esse diálogo. Arão ele vai se encontrar com melquisedeque e ali tem já o primeiro diálogo. Então o que nós estamos fazendo é promover algo que já tem a sua semente ali nas escrituras”.

Padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, também acredita na importância desse diálogo. “É muito importante, porque é um momento de integração das pessoas, das religiões, dos políticos, dos esportistas. Eu penso que nós estamos dando uma lição pro mundo de união, de integração, de diálogo inter-religioso, de ecumenismo, contra todo o tipo de divisão”.

Lavagem de Corpo e Alma

A lavagem do adro da Basílica, que desde o ano de 2014 é conhecida como Lavagem de Corpo e Alma, tem como objetivo resgatar a dimensão da piedade popular e penitencial da caminhada e evangelizar pelo testemunho, anúncio da Boa Nova e denúncia de tudo o que fere a dignidade da pessoa humana e destrói a vida.

“Queremos que a Festa do Senhor do Bonfim possa marcar a cidade, tanto espiritualmente como enquanto acontecimento de expressão da fé do povo”, afirmou padre Edson.

O cortejo seguiu pelas ruas da cidade baixa em direção à Basílica do Senhor do Bonfim, onde padre Edson Menezes recebeu os fiéis para a benção da água. Quando chegou ao Bonfim, o cortejo das baianas iniciou a lavagem do adro da igreja.

Confira as fotos do evento.

Fotos: Catiane Leandro