Lives, podcasts e coleta missionária compõem programação da Campanha Missionária 2021

No fim de semana, 23 e 24 de outubro, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões, que é comemorado no terceiro domingo de outubro. Nesta data, os fiéis são chamados a refletir sobre a urgência e o dever de ajudar o próximo para a construção de um mundo melhor. A data foi criada em 1926 pelo Papa Pio XI.

Neste contexto, a Campanha Missionária 2021 traz como tema: “Jesus Cristo é missão” e a inspiração bíblica “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). Realizada sempre no mês de outubro desde 1972, a Campanha Missionária é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em colaboração Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Na missa de abertura da Campanha Missionária 2021, no último dia 1º de outubro, no Santuário Nossa Senhora Aparecida (SP), o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Odelir José Magri, destacou na homilia que para vivenciar o mês missionário é preciso abrir os ouvidos e o coração à escuta da Palavra de Deus e dos gritos de sofrimento da humanidade.

“É da escuta que nasce a abertura do coração para acolher a graça de Deus em nossa vida, e saber discernir os sinais da Sua presença no meio de nós. Mesmo em tempos de pandemia, diante da humanidade que padece a solidão, a pobreza e a injustiça, é possível chamar Deus de Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão; e na fé testemunhar que ninguém se salva sozinho”, disse.

O novo contexto da pandemia que se estende de forma prolongada, evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças de que tantos já padeciam. Desmascarou nossas falsas seguranças e desnudou nossa fragilidade humana.

Podcast

A Campanha ganhou um reforço em áudio de podcast com a novena missionária. Em casa, no carro, durante a caminhada ou em um momento de meditação, o podcast motiva a oração e a reflexão do tema “Jesus Cristo é missão”. Os áudios da novena missionária podem ter livre reprodução nas rádios e mídias sociais, preservando sua qualidade técnica e informações de produção da Rádio Aparecida.

Em cada dia da novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas. As orações para os quatro domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha.

Acesse aqui os Podcasts:

Novena

A novena missionária deste ano destaca o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança. São pessoas anônimas que estão na linha de frente da pandemia: profissionais da saúde; famílias enlutadas com testemunho de esperança; pessoas em situação de rua e de abandono; migrantes indígenas; educadores; trabalhadores; e a solidariedade local e universal, entre missionários e missionárias.

Baixe aqui o livrinho da novena missionária

Programação
  • 15 de outubro
    19h – Live Missionária: “Conhecendo a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária, Cooperação Intereclesial e Pastoral dos Brasileiros no Exterior”.
    Participam: Dom Odelir José Magri, dom José Altevir da Silva, dom Giovanni Crippa, dom Adilson Pedro Busin e os assessores padre Daniel Luz Rocchetti e irmã Sandra Regina Amado
  • 22 de outubro
    19h – Live Missionária: “A Igreja Particular é uma comunidade missionária”.
    Participam: Dom Joel Amado, padre Daniel Luz Rocchetti e irmã Sandra Regina Amado
  • 26 de outubro
    19h – Live Missionária: “O Compromisso profético-social assumido pela Igreja Missionária”
    Participam: Padre Antônio Lopes de Lima, padre Dario Bossi, padre Daniel Luz Rocchetti e irmã Sandra Regina Amado
  • 29 de outubro
    19h – Live Missionária: “Explorando e conhecendo os Projetos missionários das Igrejas Irmãs e Ad Gentes”.
    Participam: Irmã Dirce Gomes da Silva, padre Tiago Ávila Camargo, dom Odelir José Magri,  padre Daniel Luz Rocchetti e irmã Sandra Regina Amado
Fundo Mundial de Solidariedade

Nos dias 23 e 24 de outubro (sábado e domingo), como gesto concreto, em todas as igrejas do mundo é realizada a Coleta Missionária, que é destinada de forma integral à missão da compaixão. As ofertas feitas todos os anos tornam possível a cooperação de cada cristão e da Igreja local na missão universal.

Em 2020, o Fundo Mundial de Solidariedade distribuiu mais de R$ 680 milhões, ajudando na formação, animação e cooperação missionária em diferentes projetos pelos cinco continentes. No ano passado o Brasil contribuiu com o valor de R$ 6.209.279,91 para este fundo.

A distribuição da coleta missionária é feita da seguinte forma: 80% dos recursos arrecadados nesses dois dias são enviados à Congregação para Evangelização dos Povos, que mantém 1.050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo. Os outros 20% ficam no Brasil para manter os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias.

Vídeos e hino

Os vídeos da Campanha Missionária 2021 evidenciam o testemunho de pessoas anônimas que estão na linha de frente da pandemia. Trazem profissionais da saúde, famílias enlutadas com testemunho de esperança, pessoas em situação de rua e de abandono, migrantes indígenas, educadores, trabalhadores, e a solidariedade local e universal entre missionários e missionárias.

Para animar o Mês Missionário, as Pontifícias Obras Missionárias escolheram o hino “Vivo alegria de ser missionário”, de autoria de Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolitano de Palmas (TO). Conforme Dom Pedro, a música é seu testemunho vivo, sendo a missão o seu “caso de amor”, sua experiência de viver com alegria a missão. “Espero que vocês cantem, que vocês rezem, que vocês se decidam por serem missionários com alegria e com muita paz. É o meu desejo”, afirmou.

A beata Paulina Jaricot, nascida na França, no século XIX, foi escolhida para estar no santinho que anima a Campanha Missionária em 2021.

Em 1822, para apoiar os missionários, ela lançou as bases da Obra da Propagação da Fé, cujo objetivo é simples: cada doador se compromete a convencer outros dez doadores a apoiar financeiramente os missionários e assim por diante. O movimento assumiu uma dimensão internacional. Pauline também criou o Rosário Vivo. Através dessa iniciativa, ela convidou os cristãos a recitar o rosário em pequenos grupos.

O Vaticano anunciou em 26 de maio de 2020 o reconhecimento de um milagre atribuído a Pauline Jaricot (1799-1862), fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Pauline será beatificada em 22 de maio de 2022. O anúncio foi feito pelo Secretário-Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na França, Gaëtan Boucharlat de Chazotte.

Arte da campanha

A construção da arte da Campanha Missionária 2021 seguiu a intuição da janela que se abre para o mundo e está conectada com a realidade da pandemia. Dentro da janela apresenta-se a centralidade da pessoa de Jesus na cena da cura do cego de Jericó que grita por compaixão. Este é o Evangelho do Dia Mundial das Missões (24 de outubro de 2021).

Além do tema “Jesus Cristo é missão”, a arte contempla o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos”, que remete aos missionários da compaixão e da esperança, linha de frente diante dos desafios da pandemia. O destaque das imagens valoriza os profissionais de saúde e a proteção dos povos originários, bem como um gesto concreto de solidariedade vivido com a campanha “A Amazônia precisa de você”.

A Campanha Missionária 2021 está projetada num fundo branco, como uma tela de pintura, que tem a intenção de mostrar a centralidade desta vida que ganha sentido e cor somente na medida em que é vivida como missão, como doação e entrega aos irmãos.

Nesta tela em branco, todos são chamados a deixar a própria marca nos horizontes desta vida em missão. O gesto de compaixão de Jesus é atualizado todos os dias pelas mãos dos missionários e missionárias enviados além-fronteiras.

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor,
compaixão e missão. Nós te suplicamos:
Derrama a luz da tua esperança sobre
a humanidade que padece a solidão, a pobreza,
a injustiça, agravadas pela pandemia.

Concede-nos a coragem para testemunhar,
com ousadia profética e crendo
que ninguém se salva sozinho,
tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo,
missionário do Pai.

Maria, mãe missionária, e São José, protetor da família,
inspirem-nos a sermos missionários
da compaixão e da esperança.
Amém.

Acesse o site da Campanha Missionária 2021: www.pom.org.br/campanha-missionária-2021

Com informações: Pontifícias Obras Missionárias (POM)
e Assessoria de Comunicação Diocese de Joinvile (SC)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

Contatos

© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por