Matriz de Sant’Ana receberá visita do superintendente do IPHAN

igreja_santana

O superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fernando Antonio Ornellas, visita nesta sexta-feira (04.12), às 9h, a igreja matriz do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, em Nazaré, uma das principais referências do acervo sacro arquitetônico e histórico do Estado. A igreja foi fechada há alguns anos sob o risco de ruir, e está em processo de reforma e restauro. Segundo o pároco Abel Pinheiro, coordenador do projeto de revitalização do espaço, a visita do superintendente com sua equipe técnica é muito bem bem-vinda. “É um alento termos entidades como o Iphan como parceiros. Recuperar a igreja é muito importante para a cidade, pois retrata uma época da nossa história”, disse ele.

Em 2009 o BNDES aportou R$ 2,7 milhões para a primeira etapa da reforma. No ano de 2014, um novo contrato foi assinado com o BNDES, no valor de 5,4 milhões, em três parcelas, para a conclusão da obra. A Igreja conta ainda com o apoio do Iphan e da empresa baiana – Global Participações em Energia -, que participa desta última etapa dos trabalhos de restauração com 10% do valor total previsto.