Médicos católicos da Bahia

Dom Murilo S.R. Krieger, scj

Arcebispo de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil

Em 2001, alguns médicos de Salvador foram convidados pelo Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo para participarem do III Congresso Latino-americano e II Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, no Rio de Janeiro. Motivados pelo que viram e ouviram, ao retornarem prepararam e concretizaram a criação da Associação dos Médicos Católicos da Bahia, que ocorreu no dia 12 de outubro de 2002.

Essa Associação tem como objetivos estar atenta aos problemas do mundo contemporâneo, apresentando soluções ou pareceres pautados na fidelidade ao Evangelho e à Tradição da Igreja; trabalhar pelo reconhecimento e respeito do direito à vida, da concepção à morte natural; defender os princípios da ética médica católica, frente a manifestações de órgãos governamentais, da Sociedade Civil ou da mídia, contrários à moral; defender e promover a visão cristã da família; difundir a doutrina social da Igreja, principalmente no domínio médico-científico; contribuir para a manutenção ou reintrodução dos princípios cristãos na prática e na ciência médica, nas atividades institucionais e administrativas, no ensino e na pesquisa, bem como na vida pública e profissional; promover a evangelização na área da saúde; promover e estimular, entre os associados ou entre terceiros, cursos e palestras sobre temas discutidos pela Associação; assessorar a Arquidiocese em relação a temas médicos etc.

Formada atualmente por 35 associados – médicos de diversas especialidades e estudantes de medicina -, possui um endereço eletrônico ([email protected]) e grupo de WhatsApp. Além de suas reuniões no Centro de Pastoral, incentiva encontros por núcleos, nos próprios locais de trabalho, para momentos de reflexão e troca de experiências.

São membros da Diretoria: Dr. Alberto Brandão Siqueira (Presidente), Dra. Jurene Britto Ferreira (Vice-Presidente), Dra. Maria Rosário Ribeiro Barretto (Secretária), Dra. Hysla Ribeiro de Oliveira (Diretora de mídias sociais) e Padre Bento Viana (Assistente Eclesiástico).

Serão acolhidos com alegria nessa Associação os médicos ou estudantes de medicina interessados em testemunhar, “com a palavra e com o exemplo, que a vida humana é sempre sagrada, válida e inviolável, e como tal deve ser amada, defendida e cuidada”; que estejam dispostos a colaborar com quantos – também de diferentes perspectivas religiosas ou de pensamento — “reconhecem a dignidade da pessoa humana como critério da sua atividade. Com efeito, se o juramento de Hipócrates os compromete a serem sempre servidores da vida, o Evangelho os impulsiona além: a amá-la sempre e de qualquer modo, sobretudo quando necessita de atenções e curas especiais” (Papa Francisco, encontro com médicos, 15.11.2014).