Mês da Bíblia: fique por dentro – parte V

Pascom – De que maneira as pessoas podem compreender a linguagem da Bíblia?

Padre Carlos André – Aproximar-se, pela leitura, de algo que não fazemos a menor ideia pode ser complicado. Às vezes a Bíblia se parece com algo assim, tão distante pela sua maneira de descrever as coisas que muita gente desanima. Para descomplicar a Bíblia acho que é preciso começar com uma dose de humildade para admitir que não vamos compreender tudo e muito menos de uma só vez.

Então o melhor é começar pelos textos mais simples e cultivar essa leitura sem se deter em algo incompreensível. Quando isso acontecer, o conselho é passar adiante na leitura e deixar que a própria Bíblia vá se explicando aos poucos.

Algumas Bíblias têm um pequeno dicionário de termos difíceis no início ou no fim do livro, que podem ser muito úteis. Observar atentamente os mapas geográficos são também de grande utilidade na hora de ler o texto e encontrar os nomes de lugares. Algumas noções do clima e da vegetação da região onde as histórias se desenrolam podem ser interessantes para ativar a imaginação e tornar o texto mais dinâmico em nossa mente.

Tudo isso pode ser encontrado na maioria das Bíblias vendidas atualmente. Para quê tudo isso? Para nos familiarizar com as histórias da Bíblia e assim diminuir um pouco a distância que nos faz ver a Bíblia como um livro difícil e complicado. A leitura se descomplica pelo hábito e as dificuldades se dissolvem na partilha daquilo que o texto me inspira. Antes de julgar o texto como difícil, é preciso dar-lhe um voto de confiança.

Foto de capa: Catiane Leandro