Mês da Bíblia: fique por dentro – parte VIII

Pastoral de Comunicação (Pascom) – Há quanto tempo o senhor está estudando Bíblia? Quais serão as contribuições desses estudos para a Arquidiocese?

Padre Carlos André da Cruz Leandro – Essa pergunta me fez pensar na minha vida desde o tempo em que passei a viver a fé como cristão engajado. Acho que o meu primeiro estudo bíblico foi aos 14 anos, no grupo de jovens da paróquia! Depois lembro-me muito das semanas de estudo bíblico-catequético da Arquidiocese, cujos temas bíblicos foram fundamentais para o amadurecimento da fé através do interesse pela Bíblia. Bem, não é preciso explicar o quanto isso contribuiu para a escuta do chamado vocacional.

O estudo bíblico continuou no seminário, onde as disciplinas bíblicas da faculdade de Teológica fazem parte do programa de formação sacerdotal. Porém, foi com a especialização nas ciências bíblicas que começou em 2002, no Pontifício Instituto Bíblico em Roma, que eu passei a me dedicar ao estudo das Sagradas Escrituras. Então, há quase 30 anos que a Bíblia está entre minhas principais leituras e há 13 que me dedico ao estudo científico do texto sagrado. Por isso, assim como muito recebi graças ao estudo da Bíblia promovido pela nossa Arquidiocese através das paróquias, das pastorais e da faculdade de Teologia, espero poder retribuir tudo isso com meu trabalho de pesquisa. Afinal, ignorar as Escrituras é ignorar Cristo, como dizia são Jerônimo. Acredito ser esse o objetivo deste tempo de doutorado iniciado no ano passado aqui em Bruxelas.