Mês Missionário: confira as atividades e os recursos para a Campanha Missionária Nacional 2022

Outubro é o Mês Missionário na Igreja no Brasil. E, para esta ocasião, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), com o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promovem diversas iniciativas para animar as celebrações em todo o país.

Neste ano, o tema proposto para a Campanha Missionária é “A Igreja é missão” e a inspiração bíblica “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). De acordo com as Pontifícias Obras Missionárias, as celebrações de 2022 são animadas pelo Ano Jubilar Missionário e o tema e o lema escolhidos concluem o caminho de três anos nos quais foi destacada a natureza missionária da Igreja, que não se reduz a uma dimensão ou em atividades.

Confira as principais iniciativas e recursos para a Campanha Missionária 2022:

Novena

Entre as principais atividades motivadas para realização nas comunidades e grupos, a Novena Missionária deste ano destaca o testemunho de missionários e missionárias, cristãos leigos e leigas, da vida consagrada, de ministros ordenados, de povos originários, do povo de Deus das Igrejas locais e dos visibilizados que, nos confins do mundo, testemunham o Evangelho de Jesus Cristo, tendo o Espírito Santo como protagonista da missão.

Um dos testemunhos missionários é da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799. Ela fundou a obra da Propagação da Fé em 3 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM) como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.

Baixe a novena missionária 2022

Vídeos

Para enriquecer as partilhas da novena, foram produzidos vídeos com testemunhos de missionários. As produções, em parceria com a TV Aparecida, estão disponíveis no site e nas redes sociais das POM.

Confira os vídeos para a Novena Missionária:

Podcast

As POM e a Rádio Aparecida apresentam os podcasts da novena missionária, veiculados nas plataformas e na Rede Aparecida de Rádios. Os áudios podem ser ouvidos em qualquer lugar: em casa, no carro, durante a caminhada ou em um momento de meditação, motivando a oração e a reflexão do tema “A Igreja é missão”.

Ouça aqui os podcasts

Ouça o hino da Campanha Missionária 2022:

Fonte: CNBB