Milhares de fiéis participam da Lavagem de Corpo e Alma

IMG_5640Todos os anos, milhares de pessoas participam em Salvador da Lavagem do Bonfim, que desde 2014 é conhecida como Lavagem de Corpo e Alma. A cada mês de janeiro, a segunda quinta-feira tem uma novidade na forma de homenagear o Senhor do Bonfim. Em 2017, o detalhe especial foi a condução da imagem pelos fieis na caminhada que começou na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio) até a Basílica Santuário Bom Jesus do Bonfim, com o lema “Ele está no meio de nós”.

O reitor, padre Edson Menezes, entende essa novidade como uma demonstração de que o Senhor do Bonfim está perto dos seus devotos. “Ele caminha com o seu povo, com a sua gente, vem conosco e vamos com Ele subir a colina sagrada, assim recebemos bênçãos, assim estamos proclamando que Ele é nosso Senhor, nosso Salvador, nosso Caminho, nossa Verdade e a Vida”, afirmou durante o cortejo, enquanto caminhava ao lado dos fieis, como faz todos os anos.

Foram oito quilômetros sob o sol, que mesmo se escondendo entre as nuvens em determinados momentos, iluminou e esquentou o percurso das pessoas, que cantavam ao redor da imagem do Salvador e faziam suas orações.  Para o ano de 2017, a mensagem de padre Edson Menezes é de esperança. “Uma mensagem de estímulo, de confiança para o povo baiano e brasileiro. Nós terminamos um ano marcado por muitas crises, problemas e dificuldades e precisamos resgatar e cultivar a esperança em Deus e a esperança no Brasil, que é um país gigante, então, nós vamos vencer”, disse.

IMG_5709
Valdete Valadares, devota do Senhor do Bonfim, foi até a Colina Sagrada agradecer e pedir saúde para completar 90 anos, no próximo dia 25 de fevereiro.

Esperança é uma atitude que está presente na vida de Maria das Graças de Jesus, que  iniciou a devoção ao Senhor do Bonfim por influência de suas antecessoras, mãe e tia, que estava com ela na Basílica Santuário. “Todo mundo que quer alguma coisa e vem à colina pedir, alcança. Eu vim agradecer porque tive um câncer em 2011 e hoje estou curada. Venho sempre agradecendo a Ele e só tenho recebido força, minha fé tem sido renovada sempre”, afirmou.

Na expectativa de completar 90 anos no próximo dia 25 de fevereiro, a tia de Maria das Graças, Valdete Valadares, se emocionou ao falar de sua devoção. “Essa foi a primeira igreja que conheci, tenho muita fé no Senhor do Bonfim. Só de Ele me dar saúde, eu já sofri tanto, e chegar a essa idade que vou chegar, só peço a Ele que me ajude a chegar aos 90 anos”, relatou.

Por volta das 11h, o padre Edson deu a bênção aos fieis que estavam diante da Basílica Santuário. Em seguida, as baianas foram acolhidas pelos integrantes da Devoção do Senhor do Bonfim e em seguida foi realizada a lavagem do Adro da Basílica. Após esse ritual, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficou na entrada principal do Santuário para veneração pública dos fiéis até às 18h.

IMG_5625Culto inter-religioso

Por volta das 8h, a queima de fogos precedeu o culto inter-religioso realizado na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, cujo vigário padre Irineu de Jesus Menezes, fez a abertura do ato. “O Nosso Senhor do Bonfim é o Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador do mundo, e o que fere o coração de Jesus é ver que fieis com nome de cristãos ainda têm divergências e quando essas divergências têm fundamento da fé, que é uma falsa crença, isso é escandaloso. Devemos viver esse momento aqui celebrado de modo solene no nosso dia a dia”, afirmou e em seguida, o coral cantou a Oração de São Francisco.

Na sequência, representantes de outras religiões deram a sua mensagem. O orador espírita Marcel Mariano mencionou Monsenhor Gaspar Sadoc. “Foi um grande homem que nos deixou no ano passado [setembro] e teve a vida de um semeador da paz. Neste dia dedicado ao Senhor do Bonfim, caminhamos até a colina sagrada buscando a paz e sem tolerância religiosa não viveremos em harmonia”, disse. O Tata Anselmo Santos (terreiro Mokambu) pediu que “nesse dia memorável, a paz seja permanente”. Participaram ainda do ato solene representantes do Brahma Kumaris e da LBV, além das autoridades municipal e estadual baianas, o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT).

Programação

Nesta sexta-feira, acontece o penúltimo dia do novenário em homenagem ao Senhor do Bonfim, às 19h, com a acolhida da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida no adro da Basílica Santuário. Confira a programação até o dia da Festa:

13 de janeiro (sexta-feira)

15h – Concentração dos movimentos e serviços eclesiais arquidiocesanos.

19h – Novena – 8º Sub-tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela é a mulher de fé, que vive e caminha na fé e a ‘sua excepcional peregrinação da fé representa um ponto de referência constante para a Igreja’” ( Lc 1,34-38).

19h – Acolhida da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida no adro da Basílica Santuário.

Pregador: Padre Thiago Kern Nascimento Santos, O. Praem, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena (Itinga).

Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 9.

De 13 a 16 – Visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida à nossa Basílica Santuário.

 

14 de janeiro (sábado)

17h – Missa com a participação especial das crianças.

19h – Novena – 9º Sub-tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria para que ela “nos ajude a anunciar a todos a mensagem de salvação” (Mt 28, 9-10.16-20).

Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos – Capelão da Capela Nossa Senhora das Vitórias – Canela.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 01 e dos membros da Pastoral Familiar Arquidiocesana.

 

DIA DA FESTA

15 de janeiro (domingo)

Não haverá celebração de batizados

5h – Alvorada.

Missas: 5h, 6h, 7h30.

10h – Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.

No fim da missa, o Arcebispo Metropolitano dará pela primeira vez a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.

16h – Grande procissão dos três pedidos com a participação de várias imagens do Bom Jesus, demonstrando algumas devoções do povo baiano. Local de saída: Igreja dos Mares.

Na chegada à Colina serão três voltas em torno da Basílica Santuário, fazendo os três pedidos.  Encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

 

Texto: Luana Assiz / Fotos: Rosa Brito

 

 

Salvar