Mais de quatro mil jovens participarão, no dia 26 de outubro, da celebração pelo Dia Nacional da Juventude (DNJ), que acontecerá na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Com a animação própria da idade, moças e rapazes das 102 paróquias que formam a Sé Primacial do país se encontrarão às 14h30, na Matriz da Paróquia da Ressurreição do Senhor, em Ondina, onde será celebrada a Missa, sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
Por volta das 15h30, os jovens seguirão, animados por um trio elétrico, até o Farol da Barra. No percurso – exatamente no Morro do Gato –, um caminhão-pipa, como acontece todos os anos, refrescará os participantes, conferindo ao evento um tom ainda mais animado. A previsão de chegada no Farol é às 17h30 e, a partir desse momento, o DNJ será marcado por shows com cantores católicos, como DJ Angelus e Comunidade Divina Face.
Em clima de alegria, a juventude terá mais um momento marcante: a adoração e a bênção do Santíssimo Sacramento, que acontecerá às 19h30, encerrando o DNJ 2025.
O que é o DNJ?
Conhecido como DNJ, o Dia Nacional da Juventude é um evento anual que acontece sempre no último domingo do mês de outubro e tem como objetivo celebrar a vida e rezar pelos desafios enfrentados pelas juventudes no Brasil. A atividade é mais do que uma data no calendário: é um chamado para que todos os jovens e a sociedade em geral assumam o compromisso com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável. Celebrá-lo significa reconhecer que os jovens não são apenas “o futuro”, mas também agentes ativos do presente, da evangelização e da construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Em comunhão com a Igreja em todo o mundo, que celebra o Ano Santo da Esperança, este ano o DNJ tem como tema: “Jovens, peregrinos de esperança”. É importante destacar que o Dia Nacional da Juventude articula as dimensões espiritual, pastoral e cidadã: a vivência da fé, o engajamento social e o protagonismo juvenil.




por