Milhares de pessoas participarão da Caminhada Penitencial no 3º Domingo da Quaresma

Em um gesto de profunda penitência, cerca de 200 mil católicos percorrerão 8km da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, durante a Caminhada Penitencial, que acontecerá no próximo dia 3 de março. Neste mesmo dia, milhares de fiéis também caminharão até a Colina Sagrada, saindo da Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Lobato.

Realizada sempre no terceiro domingo da Quaresma, a Caminhada Penitencial tem início em três locais diferentes: para quem estiver no bairro do Comércio, Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, a recitação do Terço acontecerá às 6h, seguida da Santa Missa, às 6h30, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Em outro ponto da cidade, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, a oração do Terço acontecerá às 6h30 e a Santa Missa às 7h. Já aqueles que estiverem na Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares), o Terço ocorrerá às 7h e a Santa Missa será às 7h30.

Após cada Celebração Eucarística, em cada uma dessas Igrejas, os fiéis iniciarão a longa caminhada. Ao chegarem no Largo dos Mares, os fiéis que saíram da Conceição da Praia e do Lobato se encontrarão e, juntos, seguirão até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Todo o trajeto será conduzido por padres, em quatro trios elétricos.

Gesto concreto

Para quem vai participar da Caminhada Penitencial, a Arquidiocese de Salvador faz um pedido: a doação de alimentos não perecíveis. Para isso, três caminhões do Exército estarão em pontos estratégicos: próximo à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Largo dos Mares e no Largo de Roma. Quem estiver na Paróquia Nossa Senhora das Dores também poderá entregar os alimentos para os diáconos que, em todos os locais, serão os responsáveis pela coleta.

Realizada há quase 40 anos, a Caminhada Penitencial reúne cerca de 200 mil pessoas em uma demonstração de fé e de penitência neste tempo forte da Quaresma. Inúmeros fiéis aproveitam a oportunidade para realizar algum sacrifício como, por exemplo, completar os 8 km descalços. Os jovens também são presença viva durante a Caminhada Penitencial, que com faixas e cartazes, cantam, louvam e rezam.

#EstouNaCaminhadaPenitencial

Durante a Caminhada Penitencial, o Setor de Comunicação da Arquidiocese de Salvador estará realizando a cobertura, e você é convidado a contribuir com estes registros históricos: ao tirar uma fotografia e publicar no Instagram, marque o @arquisalvador para que a imagem seja compartilhada no perfil oficial da Sé Primacial do Brasil

Nas Ilhas

Os fiéis que moram na região da Forania 10 – Ilhas – também participarão da Caminhada Penitencial. Às 8h terá início a Santa Missa, na Comunidade Nossa Senhora das Candeias, em Barra Grande. Logo após a Celebração Eucarística, acontecerá a caminhada até as ruínas da Igreja São Paulo, na Conceição, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.