Missionário Robert Prevost é o novo prefeito do Dicastério para os Bispos

O Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada, devido ao limite de idade, pelo Cardeal Marc Ouellet aos cargos de prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, e chamou para sucedê-lo nos mesmos cargos Dom Robert Francis Prevost, agostiniano, até agora bispo de Chiclayo (Peru), conferindo-lhe ao mesmo tempo o título de arcebispo-bispo emérito de Chiclayo. Ele assumirá o cargo em 12 de abril próximo. O Cardeal Marc Ouellet, 78 anos, estava à frente do Dicastério há quase 13 anos.

Dom Robert Francis Prevost, 67 anos, nasceu em Chicago, Illinois (EUA), em 14 de setembro de 1955, entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em 1977, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em St. Louis. Fez seus votos solenes em 29 de agosto de 1981. Estudou junto à União Teológica Católica de Chicago, graduando-se em Teologia.

Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (o Angelicum). Foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982 e obteve sua licença em 1984, em seguida foi enviado para trabalhar na missão em Chulucanas, Piura, Peru (1985-1986). Na Arquidiocese de Trujillo ele foi vigário judicial (1989-1998), professor de Direito Canônico, Patrística e Moral no Seminário Maior ‘San Carlos e San Marcelo’.

Em 1999, ele foi eleito prior provincial da Província da Mãe do Bom Conselho (Chicago). Após dois anos e meio, o Capítulo Geral Ordinário o elegeu Prior Geral, um ministério que a Ordem lhe confiou novamente no Capítulo Geral Ordinário de 2007. Em outubro de 2013, ele retornou à sua Província (Chicago) para o ensinamento dos professos e vigário provincial; cargos que ocupou até que o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da Diocese de Chiclayo (Peru) em 3 de novembro de 2014, elevando-o à dignidade episcopal de bispo titular da Diocese de Sufar. Em 7 de novembro, ele tomou posse canônica da diocese na presença do Núncio Apostólico James Patrick Green; foi ordenado bispo em 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na Catedral de sua diocese. Ele é bispo de Chiclayo desde 26 de setembro de 2015. Desde março de 2018, ele é o segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. O Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para o Clero em 2019 e membro da Congregação para os Bispos em 2020.

Fonte: Vatican News