Monjas e religiosas rezam pela 58ª Assembleia Geral da CNBB

Comunidades Carmelitas do Brasil e casas religiosas femininas rezam pelo episcopado do Brasil antes e durante realização da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AGCNBB),  de 12 a 16 de abril. Se encontram nesta assembleia, os 309 bispos (e arcebispos) na ativa no país. Os bispos eméritos, hoje em 165, também são convidados ao encontro do Colégio dos bispos.
As religiosas do Carmelo de Cachoeiro do Itapemerim (ES) (foto abaixo), conforme informou a irmã Maria José, ocd, intensificaram suas orações pelo encontro. Quem também está em oração pelos bispos e pelo encontro dos bispos brasileiros é o Carmelo São José de São Luís (MA), conforme foto enviada pela madre Maria do Carmo da Eucarística.

Pela primeira vez na história, a 58ª AGCNBB acontece em formato remoto (on-line), em razão da pandemia da  Covid-19. Em função deste contexto, a Presidência da CNBB buscou alternativas para a realização do encontro anual do episcopado brasileiro e encontrou como melhor opção a forma on-line, por videoconferência, assim como outros encontros já realizados desde 2020.

Outros Carmelos, Mosteiros e congregações religiosas que manifestaram a realização de preces e orações pela 58ª AGCNBB:

– Carmelo da Sagrada Família – Pouso Alegre (MG)
– Mosteiro de Santa Clara – Nova Iguaçu (RJ)
– Carmelo São José – São Luís (MA)
– Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição – Trindade (GO)
– Irmãs Clarissas – Porto Alegre (RS)
– Irmãs Clarissas do Mosteiro de Nazaré – Diocese de Lages (SC)
– Irmãs Clarissas do Mosteiro Santa Clara – Belo Horizonte (MG)
– Irmãs da Nossa Senhora do Bom Conselho
– Instituto “Master et Pater Christi”

Na foto de capa e nesta as irmãs do Mosteiro de Santa Clara em Nova Iguaçu (RO). Fotos: arquivo dos Carmelos e Mosteiros.

Tema central

A assembleia tem como tema central: “Pilar da Palavra de Deus – Animação Bíblica da Pastoral”, proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Após um amplo processo de discussão prévio à 58ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de ser apresentado duas vezes na plenária virtual durante o evento on-line, o texto “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias” foi aprovado pelo episcopado brasileiro na tarde deste terceiro dia, 14 de abril.

A última versão do texto, com a incorporação das sugestões, foi apresentada aos bispos pelo arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo. Ele coordenou o grupo que elaborou o texto do tema central.

Como a Assembleia não pode aprovar um documento em seu formato on-line, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, consultou os bispos sobre a confiança na equipe para incorporar as sugestões finais e sobre a possibilidade de aprovar a sua publicação na série de “Estudos da CNBB”, pela editora da entidade. O episcopado brasileiro aprovou a publicação.

Veja, anexo, o vídeo com a Mensagem que o Papa Francisco enviou aos bispos, aos brasileiros e ao Brasil:

Fonte:CNBB