Na Arquidiocese de Salvador, devotos iniciam homenagens a Santo Antônio

Os devotos de Santo Antônio, – pai dos pobres e também conhecido como “santo casamenteiro” – participam de trezenários, procissões e missas, de 1º a 13 de junho, em diversas Igrejas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia que, das 102 paróquias, possui quatro dedicadas ao santo, além de 36 comunidades paroquiais. Confira, abaixo, as principais programações:

Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Centro Histórico)

Os 430 anos de devoção a Santo Antônio na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo – a primeira do Brasil dedicada a este santo – serão celebrados com júbilo. De 1º a 13 de junho, o templo, localizado no Centro Histórico de Salvador, ficará lotado durante a trezena, que terá início sempre às 19h30. A programação conta, ainda, com uma carreata pelas ruas do bairro no dia 9 de junho, às 10h30.

O ponto alto dos festejos será em 13 de junho – data litúrgica de Santo Antônio. As homenagens terão início com a alvorada às 6h, seguida de Missas às 6h30, às 9h30, às 11h e às 16h30, sendo esta última a de consagração do novo altar da Igreja, sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Às 18h haverá uma procissão pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio Além do Carmo e Barbalho, saindo e retornando para a Matriz, onde, após a chegada dos fiéis, será celebrada a última noite do trezenário.

 Paróquia Santo Antônio (Cosme de Farias)

Com o tema “Sacerdote exemplar e mestre de oração”, a Paróquia Santo Antônio, localizada no bairro Cosme de Farias, Salvador, realiza o trezenário com uma programação intensa, que reunirá os devotos, de 1º a 13 de junho, na Matriz. As celebrações acontecem todas as noites, às 19h, com exceção dos domingos (2 e 9 de junho), quando a trezena é realizada às 18h.

Ainda como parte dos festejos, nos dias 4 e 11 de junho acontecerá a Reza Popular. Já em 13 de junho – DIA FESTIVO – as homenagens iniciarão com a alvorada às 5h30, seguida de Missa às 6h, e café da manhã partilhado na praça às 7h. Por volta das 8h uma carreata com a imagem do padroeiro percorrerá as principais ruas do bairro. Às 18h os fiéis realizarão uma procissão, saindo da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Milagres (Largo dos Paranhos) até a Matriz da Paróquia Santo Antônio, onde o bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, presidirá a Santa Missa.

 Paróquia Santo Antônio (Portão, Lauro de Freitas)

Em Portão, Lauro de Freitas, Santo Antônio também será homenageado com o trezenário que acontece de 1º a 13 de junho, sempre às 19h, na Matriz. Em 2024, a atual paróquia – que antes era comunidade da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga – completa 105 anos de trezena. O tema escolhido para este ano é “Com Santo Antônio somos peregrinos da Esperança.

Paróquia Santo Antônio (Fazenda Coutos)

Também de 1º a 13 de junho, a Paróquia Santo Antônio, em Fazenda Coutos, rende homenagens ao padroeiro, este ano à luz do tema “Inspirados na missão de Santo Antônio, na oração, renovemos o nosso compromisso com os ensinamentos do Evangelho”. As celebrações acontecem sempre às 19h, na Matriz.

Neste período festivo, a comunidade paroquial terá a oportunidade de acolher a imagem peregrina do Senhor Bom Jesus da Lapa, que ficará na Igreja de 7 a 9 de junho. O ápice dos festejos, que acontece no dia dedicado ao padroeiro (13), será com a Santa Missa às 19h.

Igreja Santo Antônio da Barra (Ladeira da Barra)

“Caminhar para Deus seguindo os passos de Santo Antônio”, este é o tema central dos festejos na Igreja Santo Antônio da Barra, em Salvador. As celebrações acontecem de 31 de maio a 13 de junho, sempre com início às 18h.