Na Arquidiocese de Salvador, Domingo do Bom Pastor reuniu fiéis em oração pelas vocações

No Santuário Eucarístico do Coração de Jesus, os fiéis permaneceram em adoração ao Santíssimo Sacramento

No 4º Domingo da Páscoa, conhecido como Domingo do Bom Pastor – este ano em 26 de abril -, a Igreja celebrou o Dia Mundial de Oração pelas Vocações (DMOV), reforçando o convite à oração pelo chamado que Deus dirige a cada pessoa. Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a data foi vivida com intensidade por meio de iniciativas de animação vocacional e momentos de espiritualidade. Além da disponibilização de subsídios para as paróquias, o Serviço Arquidiocesano de Animação Vocacional (SAV) promoveu uma programação especial no Santuário Eucarístico do Coração de Jesus, conhecido como Igreja de São Raimundo, reunindo leigos, sacerdotes, religiosos, religiosas, membros de vida consagrada e seminaristas em um clima de recolhimento e comunhão.

Durante todo o dia, os fiéis permaneceram em adoração ao Santíssimo Sacramento, exposto para oração contínua, sendo recolhido apenas durante a Celebração Eucarística, realizada às 11h. A Missa foi presidida pelo bispo emérito da Diocese de Camaçari, Dom Giancarlo Petrini, e concelebrada pelo padre Ricardo Henrique, coordenador do SAV, e pelo padre André Alencar, reitor do Santuário. Ao destacar a importância de dedicar tempo à oração, o padre Ricardo convidou os fiéis a intercederem não apenas pela própria vocação, mas também por aqueles que necessitam de perseverança. Ele também ressaltou o apelo da Igreja para que os cristãos redescubram a vida interior, reconhecendo nela a presença e o dom de Deus que habita em cada coração, e afirmou que o dia foi marcado por profunda oração e reflexão sobre esse chamado divino.

A Irmã Anajar Fernandes, da Congregação das Filhas do Coração de Maria, também participou do momento e destacou a graça de viver e testemunhar a vocação religiosa. “É uma alegria participar deste dia de oração pelas vocações, no qual percebemos o dom da vida religiosa na Igreja. Trata-se de um chamado de Deus para missões específicas, em que cada congregação assume dimensões da vida de Jesus, seja no cuidado com os doentes, na educação ou nas missões”, afirmou. A religiosa ainda ressaltou que a vida consagrada expressa a missão de Cristo em sua totalidade e reforçou que Deus continua a chamar vocações para servir à Igreja, convidando todos a discernirem o próprio chamado, seja à vida religiosa, sacerdotal ou leiga.

Também presente, Maria José, leiga consagrada do Instituto Secular Santa Ângela Mérici, partilhou sua experiência vocacional e a alegria de viver essa forma de consagração. “Como leiga consagrada, com os votos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, encontro uma grande alegria em servir à Igreja, especialmente como ministra da Eucaristia. Somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo, inseridos na sociedade, na vizinhança, no trabalho e nas pastorais, testemunhando a presença de Deus”, destacou. Ela também ressaltou que essa vocação, ainda pouco conhecida, é fonte de profunda realização e incentivou aqueles que desejam conhecê-la melhor a buscarem informações junto à Arquidiocese, por meio do Guia Arquidiocesano que reúne os institutos e seus contatos para acompanhamento formativo.

Márcio da Guia, leigo consagrado da Comunidade Católica Nascidos da Cruz, também evidenciou a importância das vocações como expressão da ação do Espírito Santo na Igreja. “Para nós, a vocação representa um verdadeiro renovo espiritual. Em cada tempo, a Igreja necessita que vivamos o nosso batismo conforme o Espírito suscita. A missão da nossa comunidade é justamente essa: colaborar com essa renovação tão necessária para a vida da Igreja”, afirmou. Para a religiosa Irmã Mariana Oliveira, também da Comunidade Católica Nascidos da Cruz, é uma alegria  testemunhar o chamado de Deus por meio da própria vida. “Com grande alegria, manifestamos o chamado de Deus através da nossa vocação, especialmente na vida dos leigos consagrados. Somos chamados a revelar o amor de Deus por meio da nossa vida, e esse dom não pode ficar guardado, mas precisa transbordar para a Igreja e para o mundo onde somos enviados”, destacou.

A leiga Nair Francisca também enfatizou a importância da oração por todas as vocações, dom e graça na vida e missão da Igreja. “É fundamental estarmos unidos neste Dia de Oração pelas Vocações, incluindo também a vocação do leigo, que sustenta a missão da Igreja por meio dos serviços pastorais e da presença no mundo. O leigo, pelo seu batismo e compromisso com Cristo, anuncia o Evangelho com a própria vida, dedicando seu tempo e amor à Igreja e a Jesus Cristo”, afirmou.

O encerramento do DMOV aconteceu com a bênção do Santíssimo Sacramento, concedida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Gabriel dos Santos Filho, concluindo um dia de intensa espiritualidade e renovação do compromisso vocacional.

Para conferir mais fotos, clique aqui!

Texto e fotos: Sara Gomes

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Confira fotos do Dia Mundial de Oração pelas Vocações (DMOV)

No 4º Domingo da Páscoa, conhecido como Domingo do Bom Pastor – este ano em 26 de abril -, a Igreja celebrou o Dia

Paróquia Ascensão do Senhor acolhe apresentação do Festival de Corais Lusófonos

Aberta ao público, a apresentação promete proporcionar uma experiência marcada pela beleza do canto coral e pela vivência comunitária

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 26.04.2026



Formação Litúrgica reuniu cerca de 500 participantes e reforçou a importância da música nos tempos litúrgicos

Cerca de 500 agentes de pastoral, representantes de todas as paróquias da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, participaram neste sábado (25) de uma

Continue navegando