Na Catedral Basílica, agentes da Pascom celebraram o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Para celebrar o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) que atuam nas paróquias da Arquidiocese de Salvador participaram, na manhã de hoje (2) – Dia da Ascensão do Senhor -, da Missa na Catedral Basílica. A Celebração Eucarística, que teve início às 10h, foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Hélio Pereira dos Santos. “‘Somos membros uns dos outros’, disse o Papa Francisco na mensagem para este dia. Aí está o cuidado, o zelo para todos aqueles que formam o corpo que é a Igreja; a importância de cada membro deste corpo na Igreja. Provamos a Deus, pelos membros da Pascom, que procuram cuidar bem deste corpo, comunicando a verdade.

Ao recordar a mensagem do Papa Francisco para este dia, Dom Hélio também lembrou sobre a mensagem enviada por ocasião da primeira vez em que a Igreja celebrou, oficialmente, o Dia Mundial das Comunicações Sociais. “O Papa Francisco nos mostra o lado bom das redes sociais, falando que são estruturas que facilitam o nosso encontro, o encontro entre os membros, o encontro com Deus. Este dia foi oficializado pelo Papa Paulo VI em 1967.  Naquele tempo já havia preocupação sobre a responsabilidade de comunicar a verdade e com a verdade. Disse o Papa em 1967: ‘Quanto maiores, portanto, são o poder e a verdadeira eficácia dos meios de comunicação, tanto mais atento e responsável deve ser o seu uso'”, recordou Dom Hélio, reforçando que a responsabilidade é grande para quem tem o ‘poder’ de comunicar. “É um apelo feito naquela época e que vale para os nossos dias”, completou.

Dom Hélio destacou, ainda, que 53 anos depois da primeira mensagem, hoje o Papa Francisco alerta para o uso consciente e positivo das redes sociais e de todos os meios de comunicação. “O Papa chama atenção para os eremitas sociais, que são as pessoas isoladas de hoje. Às vezes nos encantamos demais com as mídias, com os meios de comunicação e, se não usarmos bem, nos isolamos. O isolamento nos descaracteriza, tornando-nos menos humanos. A Solenidade que hoje celebramos da Ascensão do Senhor nos coloca nesse clima de ir aos demais, ir aos outros, levar a verdade da presença de Deus, pois a ação de Jesus continua na vida e na ação dos discípulos. Cabe à comunidade cristã não se isolar, mas mostrar Jesus presente”, afirmou.

Para a agente da Pascom na Paróquia São João Evangelista, em Mussurunga, Luana Paula Silva do Nascimento, celebrar este dia é atender ao pedido de Jesus, pregando o Evangelho ‘de cima dos telhados’. “Estamos dando continuidade àquilo que o Senhor nos ensinou, de proclamar e de anunciar de todas as formas, através dos meios de comunicação, mostrando que o Senhor é amor!”, afirmou.

Ao final da Celebração Eucarística, os agentes receberam o Envio pelas mãos de Dom Hélio. “Para mim, é de grande importância celebrarmos o Dia Mundial das Comunicações Sociais, até mesmo para conscientizar todos os irmãos sobre a importância de anunciar a Boa Nova”, disse o coordenador da Pascom na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Isaías Nery.

Texto: Sara Gomes

Fotos: Sara Gomes / Emilly Lima