No 1º dia do ano, Missa e procissão marítima marcaram a Festa de Bom Jesus dos Navegantes

Confira fotos!

A imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, que ontem foi transladada para a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, retornou hoje, 1º de janeiro, para a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A procissão marítima, que é realizada há 150 anos, teve início após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 8h. “Nós, que vamos iniciar esta grande travessia que representa o ano de 2022, não vamos atravessar sozinhos os mares da vida e os momentos difíceis: vamos juntos e contando, sobretudo, com as presenças de Jesus e de Nossa Senhora”, disse o Cardeal.

Por volta das 9h30, as imagens da Rainha e Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, e do Senhor Bom Jesus dos Navegantes foram colocadas uma em frente à outra, no adro da Basílica: era o momento da despedida, já que o Filho seria novamente conduzido na Galeota Gratidão do Povo. A procissão marítima, que havia sido suspensa em 2021, foi marcada por muita emoção. “Eu estou aqui olhando para Jesus e para a Virgem Maria e estou emocionada. Suplico bênçãos para este ano e me alegro demais por saber que teremos novamente a procissão pelo mar”, disse a devota Maria de Fátima Alves.

À bordo da Galeota, conduzida pela Marinha do Brasil, estavam o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Souza Barreto; membros da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, entre eles a presidente, Verônica Cecília Magalhães; e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula. Devido à pandemia, poucas embarcações acompanharam a procissão marítima, que chegou na Boa Viagem em torno das 12h. Na praia, a imagem da Virgem Maria Santíssima já aguardava o retorno do Filho e juntos foram levados de volta para o altar da Igreja.

Fotos: Sara Gomes

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 15.04.2026



Programa Oração Por Um Dia Feliz – 14.04.2026



Cardeal Dom Sergio da Rocha presidiu Missa de Páscoa com funcionários e colaboradores do complexo da Cúria

A Celebração Eucarística aconteceu no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral

Arcebispo e bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador participam da 62ª Assembleia Geral da CNBB

O Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e os bispos auxiliares Dom Gabriel dos Santos Filho

Continue navegando