Nossa Senhora do Carmo será homenageada em Salvador e em Salinas da Margarida

A Virgem do Carmelo recebe homenagens de devotos neste mês de julho. Novenários e momentos de oração fazem parte das programações das duas paróquias, na Arquidiocese de Salvador, que têm a Mãe de Jesus, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, como padroeira.

Uma delas está localizada no centro do município de Salinas da Margarida. Como em anos anteriores, o novenário acontece de 7 a 15 de julho, sempre às 19h, mas sendo cada noite em uma comunidade diferente, em virtude da pandemia: Matriz (dias 7 e 15), Comunidade São Roque (8), Comunidade Sagrada Família (9), Comunidade Nossa Senhora da Conceição (10), Comunidade Deus Menino (11), Comunidade Santo Antônio (12), Comunidade Nossa Senhora da Encarnação (13) e Comunidade Nossa Senhora da Esperança (14).

No dia dedicado à padroeira (16), a programação terá início com a alvorada, às 5h, seguida da recitação do Ofício de Nossa Senhora, às 6h. A primeira Missa será pelos devotos, às 10h, presidida pelo padre Edson Menezes. O ápice dos festejos será às 15h, quando o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Festiva. A imagem da Virgem Maria será conduzida em carreata, após a Celebração Eucarística, pelas principais ruas do município.

Também de 7 a 15 de julho, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Sete de Abril, Salvador) realiza o novenário em preparação à festa da padroeira, sempre às 19h30, com exceção dos dias 10 e 11 (sábado e domingo), quando os devotos se encontram às 18h. As celebrações acontecem na Comunidade São José Esposo, localizada no mesmo bairro.

Já no dia festivo (16), as homenagens terão início, na Matriz, com a recitação do Ofício de Nossa Senhora, às 6h30, e com a Missa pelos devotos, às 7h. Os festejos seguirão na Comunidade São José Esposo, onde haverá o Terço, às 18h, a adoração ao Santíssimo Sacramento, às 18h30, e a Missa Solene, às 19h30.