NOTA DE FALECIMENTO – PADRE DILENO LOPES DOS SANTOS

Jesus disse à multidão dos judeus:

Eu sou o pão vivo, que desceu do céu.

Se alguém come deste pão, viverá eternamente”

(João 6,51).

 

É com pesar que a Arquidiocese de São Salvador da Bahia comunica o falecimento, na noite de ontem, do Revmo. Sr. Pe. DILENO LOPES DOS SANTOS, incardinado na Arquidiocese de Belém – PA, e residente nesta Arquidiocese desde 1978.

Nascido em 15 de maio de 1932, Pe. Dileno foi ordenado presbítero em 10 de dezembro de 1967. Na Arquidiocese de Belém, foi secretário do Arcebispo Metropolitano, Capelão do Colégio das Sacramentinas, Vigário da Paróquia Santo Antônio do Coqueiro, Capelão da Aeronáutica e responsável pela construção da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia foi o primeiro Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no Caminho das Árvores, trabalhou com Santa Dulce dos Pobres, de 1980 a 1989, foi Vigário da Paróquia Santa Cruz, no Engenho Velho da Federação, e foi Capelão no Cemitério do Campo Santo.

Tendo adoecido em 2006, pediu afastamento de suas responsabilidades e passou, sempre que possível, a ajudar seus irmãos no sacerdócio. Viveu seus últimos anos, com sérios problemas de saúde, na Casa do Clero, da Irmandade de São Pedro dos Clérigos.

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia agradece a Deus o testemunho que esse sacerdote aqui deixou e une-se à Arquidiocese de Belém do Pará em orações pelo descanso eterno deste sacerdote que as serviu.

Seu velório está sendo realizado no Cemitério do Campo Santo, em Salvador. A Missa Exequial será às 10h deste domingo; o sepultamento ocorrerá em seguida.

Salvador, 23 de fevereiro de 2020.

 

Dom Murilo S.R. Krieger, scj

Arcebispo de São Salvador da Bahia

Primaz do Brasil