Nove seminaristas serão instituídos no Ministério do Leitorato

Nesta quarta-feira, dia 26 de maio, nove seminaristas do Seminário São João Maria Vianney darão mais um passo rumo ao sacerdócio e receberão o Ministério do Leitorato. A Missa será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, com início às 18h, e será transmitida, ao vivo, pelo Instagram @seminario.central e pelo Youtube [para localizar o canal, o internauta deve inserir o nome do seminário na caixa de busca da plataforma].

De acordo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

Quando o candidato ao presbiterato é instituído leitor na Igreja e com a Igreja, significa que a Palavra de Deus fica de forma ainda mais evidente, como a fonte e o fundamento de sua vocação Sacerdotal. Deste modo, o Ministério do Leitorato constitui o seminarista como um autêntico anunciador da Palavra de Deus, Palavra que salva e santifica.

A partir deste Sagrado Ministério, o vocacionado deve, num coração inflamado de amor, intensificar a sua intimidade com as Sagradas Palavras, através da Leitura Orante e do vivo testemunho, para que assim a vontade de Deus frutifique cada vez mais no coração dos homens.

Os admitidos no Ministério do Leitorato serão:

Alexandre Oliveira

Caio Silva