Arquidiocese

Novos diáconos a serviço da Igreja

Os jovens Márcio, Elísio, Anderson e Antonio Carlos disseram sim a Deus e receberam o primeiro grau do sacramento da Ordem

Os novos diáconos: Márcio Augusto, Elísio Serpa, Anderson Coelho e Antônio Carlos

A chuva que caía na capital baiana, durante a manhã de hoje (9), não desmotivou a multidão que acompanhou a Ordenação Diaconal dos jovens Márcio Augusto, Elísio Serpa, Anderson Coelho e Antônio Carlos. A celebração presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, e concelebrada pelos bispos auxiliares, Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Marco Eugênio Galrão Leite e Dom Estevam dos Santos Silva Filho, foi realizada na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Imbuí.

O gesto de deitar no chão simboliza a entrega total a Deus

Após a proclamação do Evangelho os candidatos ao diaconato foram apresentados ao Arcebispo pelo reitor do Seminário Central São João Maria Vianney, padre Gil André Peixinho. Em sua homilia, Dom Murilo recordou a importância da disponibilidade para o serviço. “Para seguir a Jesus Cristo é preciso fazer uma opção radical por ele. O diácono é o servidor da Eucaristia,  deve levar Jesus aos mais necessitados”, afirmou.

Diversos padres, religiosos e seminaristas também participaram da Missa. Diante do Arcebispo e de toda a assembleia os candidatos ao diaconato se comprometeram a serem fieis a Jesus Cristo e a Igreja. Durante a oração da Ladainha de Todos os Santos o povo rezou pelos diáconos que se prostraram no chão, num gesto de entrega total a Deus.

No final da celebração, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada na igreja pelos seminaristas da Arquidiocese. Emocionado, o diácono Anderson Coelho fez um convite aos jovens. “Não digo que vale a pena servir a Jesus. Digo que essa vocação vale a minha vida. Abrir o coração e escutar o chamado de Deus é algo que dá sentido a nossa vida. Estou muito feliz por esse dia ter chegado!”, comentou.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada pelos seminaristas da Arquidiocese

Dom Murilo lembrou a importância da oração pelas vocações. “É uma alegria para contar com mais quatro diáconos, que em breve serão ordenados padres. Peço as comunidades que rezem pelas vocações, para que o Senhor envie novos sacerdotes para o serviço do Reino de Deus”.

A Ordenação Sacerdotal dos novos diáconos será realizada no mês de agosto.

Confira as fotos!