O que é missão?

Com o objetivo de despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias, todos os anos, no mês de outubro, a Igreja Católica intensifica as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da missão em todo o mundo: os cristãos são chamados para anunciar o Evangelho e colocar os dons recebidos a serviço de Deus e dos homens. Diante disso, a Pastoral da Comunicação (Pascom) preparou uma série, com perguntas e respostas, sobre o mês missionário. As respostas são do padre Antônio Niemiec, da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). Confira!

Pastoral da Comunicação – O que é missão?

Padre Antônio Niemiec – O termo missão é amplamente utilizado hoje, mas com diferentes significados. Primeiramente, o termo missão continua sendo usado no sentido pré‑conciliar implicando um deslocamento espacial, físico, geográfico: sair da casa para a periferia ou para o interior, deixar o país ou região e ir para “as terras de missão”. Quem está em casa, na comunidade, não se considera missionário. Esta concepção de missão é totalmente inadequada uma vez que a missão nesse sentido é algo externo ao ser cristão.

Um segundo uso do termo missão está ligado a uma tarefa recebida. Com frequência, podemos ouvir alguém dizer: “Recebi a missão de organizar a catequese nessa paróquia, de ser coordenador do grupo, de ser ministro da Palavra”; “minha missão atual é atuar na área da educação”; “no momento estou esperando receber uma missão”. Mas, a missão não se justifica nem se compreende a partir das tarefas que executa. Importa distinguir missão de tarefa. A missão permanece sempre, mas ela será encarnada em diferentes tarefas.

É a partir da missão de Jesus e da missão da Igreja que a vida cristã compreende em profundidade seu caráter missionário. O mistério mais profundo de Jesus Cristo (ser) é o seu radical ser‑enviado pelo Pai aos homens (missão).

A missão é a essência mesma do ser cristão, é a razão de ser e o objetivo da vida cristã, é participação do ser‑enviado de Jesus, de sua existência entregue ao Pai e voltada para a salvação dos homens.

O conceito de missão se refere ao envio, à aproximação e ao encontro. Missão é, fundamentalmente, um deslocamento, um movimento que tem como origem a gratuidade e a compaixão do Deus Amor. A primeira exigência da missão, como diz a própria etimologia, é o envio. Esta é a essência da missionariedade.

O papa Francisco nos dá uma extraordinária definição da missão: “A missão é uma paixão por Jesus, e simultaneamente uma paixão pelo seu povo” (Evangelii Gaudium, 268). E acrescenta: “A missão não é uma parte da minha vida, não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que eu não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra” (Evangelii Gaudium, 273).