Padre Alberto Montealegre tomou posse como novo Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano

Na tarde da última quarta-feira (5), o padre Dr. Alberto Montealegre Vieira Neves tomou posse como novo Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. A solenidade teve início às 14h, e reuniu defensores do vínculo e promotores de Justiça, juízes adjuntos, auditores e notárias do setor, na Cúria Metropolitana Bom Pastor, localizada na Avenida Leovigildo Filgueiras – Garcia.

Para o padre Dr. Alberto, o principal objetivo do Tribunal Eclesiástico é facilitar a administração da Justiça para que ela seja mais rápida e acessível a todos. “Nós pretendemos continuar esse trabalho de fazer o possível de modo que a Justiça seja feita de uma forma mais rápida e eficaz. Assim como quer o Papa Francisco, com essa nova reforma do processo matrimonial, que é uma reforma que visa, principalmente, o cuidado com o bem espiritual do fiel”, disse.

O Vigário Judicial é o sacerdote responsável por administrar o poder judicial da Igreja em nome do bispo. O bispo diocesano exerce o poder de governo de três modos: legislativo, executivo e judiciário. Esse poder é exercido pelo próprio bispo ou através dos vigários gerais, episcopais e o judicial.

A provisão do novo vigário é de cinco anos, que podem ser renovados ou não.

Fotos: Emilly Lima