[checklist][/checklist]
No dia 8 de janeiro a Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, na Ribeira, acolheu o Padre Firmino Oliveira, como novo pároco. A solenidade presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger aconteceu durante a missa das 7h realizada na matriz e contou com a presença de padres da Congregação Passionista; padre Pedro Esposato, antigo pároco e agora vigário da Penha; padre Lourival da Cruz, coordenador da etapa propedêutica do seminário e da pastoral vocacional e padre Hermano de Jesus, pároco de Nossa Senhora Mãe da Igreja que cresceu na comunidade da Ribeira.
De acordo com Dom Murilo, agora a paróquia Nossa Senhora da Penha de França, assim como a Boa Viagem, passa a ser administrada pela Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Passionista e a partir de então terá Padre Firmino como pároco.
Padre Firmino Oliveira, CP, descreve a sua ida para a Penha como algo de extrema importância para sua vida pastoral. “É muito importante porque como sacerdote, nos preparamos para viver a missão, o apostolado através de uma paróquia, assumindo um trabalho missionário e essa é a primeira paróquia que estou assumindo. Sou religioso passionista e vejo que por meio desse compromisso posso viver o apostolado e assumir a paróquia buscando construir a unidade e fazendo com que aconteça o reino de Deus no meio desse povo”, disse.
O papel do padre
Dom Murilo iniciou a celebração dando boas vindas ao novo padre e explicando aos membros da comunidade a importância de passar a administração da paróquia à congregação. Em seguida foi lida a Provisão de Nomeação do novo padre onde foram descritas suas competências e deveres.
Como parte da cerimônia de posse, Padre Firmino fez a leitura do credo e depois deu-se continuidade ao Rito da Missa. No momento em que deu-se início à liturgia da palavra, o evangelho foi passado de Dom Murilo à padre Firmino, que o apresentou à comunidade e em seguida, proclamou a sua leitura.
Durante a homilia, dom Murilo enfatizou a importância da evangelização em uma paróquia e citou algumas funções do padre.
“Qual é a função do padre? Ensinar a todos, não importa a idade, não importa a função, ensinar a paróquia a ser uma paróquia e estar sempre a caminho, em busca de Jesus. O papa Francisco vem nos dizer que a igreja deve ir para as periferias, isto é, lá onde as pessoas nem sabem que Jesus existe. E por isso não o procuram. Não o valorizando, Não o procura. Quantas mil pessoas há em uma paróquia dessas? Qual a porcentagem que participa das celebrações, dos sacramentos? Se for pra fazer a conta, a gente vai ver que é a mínima parte. Precisamos ter aquela inquietação dos magos do oriente e não nos acomodar”, disse o Arcebispo.
Renovação dos votos e acolhida
Após a homilia, padre Firmino renovou os votos que proferiu em sua ordenação. Em seguida, recebeu dos paroquianos a chave da igreja, a chave do sacrário, os Santos Óleos e a Estola. O padre também fez um juramento de fidelidade, prometendo conservar sempre a comunhão com a igreja católica.
Após a celebração, a comunidade preparou um café da manhã para a recepção do novo pároco no salão paroquial.
O novo padre
Padre Firmino chegou na paróquia em outubro de 2016 para substituir o então pároco, padre Pedro Sposato, que estava se recuperando de uma cirurgia e nesse período pôde fazer parte do dia-a-dia da paróquia e conhecer de perto suas necessidades.
“Eu cheguei no mês de outubro e nesses 3 meses fui muito bem acolhido. Fiquei impressionado como a paróquia vive uma vida pastoral ativa por meio da missão, dos trabalhos dos diversos grupos e pastorais, está sempre em atividade. Estou acompanhando as pessoas e me encartando aos poucos com cada grupo, com cada pastoral com cada trabalho que é realizado”. E completou: “O meu caminho na pastoral paroquial é dar continuidade àquilo que já é realizado e buscar fazer todo esse serviço com eficácia, construindo a unidade”, concluiu o padre.
Texto: Rosa Brito
Fotos: Ruan Perón Schneider