Padre Josuel Jesus está entre os membros do projeto “Cuidar da vida”, iniciativa aprovada pela CNBB

O padre Josuel Jesus, do clero da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e assessor eclesiástico do Setor Juventude do Regional Nordeste 3, está entre as oito pessoas que fazem parte do projeto “Cuidar da vida”, iniciativa da Comissão Episcopal para Juventudes (CEJ), que foi aprovada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo é oferecer formação para multiplicadores que possam atuar na prevenção contra o suicídio entre adolescentes e jovens no contexto dos grupos e movimentos juvenis e nas escolas, sobretudo as públicas.

O minicurso que formará multiplicadores da proposta foi criado por seis psicólogos e um suicidólogo, envolvidos na evangelização das juventudes. Os encontros acontecerão por macrorregiões e terão vagas limitadas, sendo que os participantes já foram convidados, portanto não há vagas. Estes futuros multiplicadores devem ter mais de 18 anos, atuar como lideranças na Pastoral juvenil, não podem estar em situação de fragilidade física ou emocional e devem ter capacidade de comunicação e disponibilidade para promover encontros de repasse no regional e nas dioceses. Aos participantes serão entregues certificado.

Na macrorregião do Nordeste, estarão reunidos os regionais Nordeste 1, Nordeste 2 e Nordeste 3, nesta primeira formação para multiplicadores que será conduzida pela equipe. A atividade acontecerá no CESCONE (Rua José Osório, 124, Madalena, Recife). É importante ressaltar que à frente está o presidente da Comissão Episcopal para Juventudes (CEJ), Dom Vilson Basso; e o assessor interno da CEJ, padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, SDB.

“No período da pandemia, diante do grande índice de pessoas que cometeram suicídio, a CEJ realizou lives com o objetivo de reunir padres, psicólogos e educadores para discutir sobre o assunto. Com isso, nasceu este projeto, e a CNBB, avaliando o trabalho, solicitou que fossem construídas iniciativas de vivência para formar multiplicadores para a missão contra o suicídio”, disse o padre Josuel.