Papa aos Premonstratenses: tenham o coração aberto à acolhida

Apóstolo da paz, da Eucaristia, pregador incansável com um coração aberto para os que pediam ajuda ou uma simples oração. O Papa Francisco destaca as muitas características de São Norberto em sua carta ao Padre Jozef Wouters, abade geral dos Cônegos Regulares Premonstratenses, por ocasião do Jubileu proclamado para celebrar os 900 anos da Abadia de Prémontré e o nascimento da primeira comunidade da qual se originou a ordem.

Uma nova sensibilidade

Francisco recorda São Norberto, nascido em 1075 em Xanten, Alemanha, como “um dos mais solícitos artífices da reforma gregoriana”, traçando sua vida e vocação que surgiram enquanto uma nova sensibilidade crescia na Igreja. “Não faltaram”, escreve o Papa, “homens e mulheres, inspirados por Deus, que começaram a questionar os laços dos ministros da Igreja com os interesses meramente mundanos. Norberto foi um desses”. Daí a escolha de renunciar à vida de corte e seguir o caminho dos apóstolos, abraçando a Regra de Santo Agostinho.

As comunidades de sua Ordem aceitaram esta herança e, durante nove séculos, cumpriram sua missão no espírito da Regra de Santo Agostinho, em fidelidade à meditação e à pregação do Evangelho, inspirando-se no Mistério Eucarístico, fonte e ápice da vida da Igreja.

Testemunhas do Evangelho

Seu encontro com o Papa Gelásio II o levou a trabalhar como pregador apostólico. “Hoje mais do que nunca, querido Irmão, a proclamação da Boa Nova”, escreve o Papa, “é necessária e exige de todos, especialmente dos sacerdotes, um compromisso generoso e, mais ainda, uma forte coerência entre a mensagem proclamada e a vida pessoal e comunitária”. “Norberto era um servo fiel do Evangelho e um filho amoroso da Igreja, obediente ao Papa”, “curava os doentes ao longo do caminho, expulsava os espíritos maus e conseguia aplacar as antigas rixas entre famílias nobres” a ponto de ser considerado um “apóstolo da paz”.

As portas abertas

Em 1121 Norberto escolheu o vale de Prémontré para reunir seus seguidores, fundando assim a primeira comunidade com “a missão de rezar por e com toda a Igreja”. Havia um grande fascínio em torno de Premontré, onde “se vivia uma vida religiosa austera, da qual a hospitalidade e o cuidado com os pobres e os peregrinos eram parte integrante”.

Queridos filhos de São Norberto, mantenham sempre esta abertura de coração, que também sabe como abrir as portas da casa, para acolher os que procuram um conselho espiritual, os que pedem ajuda material, os que desejam compartilhar suas orações. Que sua liturgia seja sempre “canonical”, ou seja, louvor a Deus pelo povo de Deus e com o povo.

Modelo de fé

Norberto sempre extraiu grande força da Eucaristia – afirma o Papa – tornando-se assim, ainda hoje, “um modelo de fé para todos e, em particular, para os sacerdotes”. Francisco também lembra que muitas mulheres aderiram ao ideal Norbertino, dedicando-se à vida contemplativa enquanto várias congregações religiosas, compartilhando sua espiritualidade, se dedicaram ao apostolado e ao serviço dos mais frágeis. Desta forma, a ligação entre as abadias Premonstratenses e as paróquias foi fortalecida, mantendo vivo o ensinamento de Norberto.

Seu Fundador viveu em muitos ambientes diferentes, mas em cada circunstância ele se deixou guiar pelo Evangelho: pregador itinerante, sacerdote, superior de uma comunidade, bispo, continuou a escutar a Deus e a seus irmãos, e soube discernir nas diversas circunstâncias da vida, sem perder de vista sua inspiração fundamental.

Ao dar sua bênção, o Papa exorta os Premonstratenses, agora espalhados em cinco continentes, a permanecerem constantemente fiéis à vida escolhida, a exemplo dos apóstolos.

Fonte: Benedetta Capelli – Vatican News