Papa: conversão pastoral e missionária é prioridade do Celam

“Espero que o CELAM seja cada vez mais partícipe, amparo e ímpeto irradiante do movimento evangelizador a todos os ambientes e confins”: estes são os votos do Papa Francisco ao Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), nos 60 anos de sua fundação. Para recordar a data, o Pontífice recebeu em audiência na manhã de sexta-feira (30) a presidência da entidade.

AP3094141_ArticoloNa mensagem, Francisco ressalta que é importante que nossas comunidades sejam “casa e escola de comunhão”, e “ajudem a manter sempre viva na Igreja latino-americana a paixão por nossos povos, a assunção de seus sofrimentos e a capacidade de discernimento cristão das vicissitudes de sua história presente, para abrir caminhos de maior igualdade, paz e justiça”.

Para o Pontífice, a prioridade do CELAM deve ser a conversão pastoral e missionária. E a abertura do Jubileu extraordinário da Misericórdia será um acontecimento de graça em que a entidade poderá  prestar um serviço fundamental de animação, intercâmbio e celebração.

Ao conceder sua bênção a todos os membros e colaboradores do CELAM, e a todo o episcopado latino-americano e caribenho, Francisco deposita todos esses propósitos no manto de Nossa Senhora de Guadalupe, para que, por sua intercessão, Jesus “suscite sempre novos e mais santos discípulos missionários em nossas igrejas, e mais valentes construtores de paz e justiça em nossas nações”.

Integram a presidência do CELAM o Cardeal colombiano Rubén Salazar Gómez (Presidente); Dom Carlos Maria Collazzi Irazàbal, (Primeiro Vice-Presidente – Uruguai); Dom José Belisário da Silva (Segundo Vice-Presidente – São Luís do Maranhão); Dom Juan Espinoza Jiménez (Secretário-Geral – México); Card. José Luis Lacunza Maestrojuán, (Presidente para os Assuntos Econômicos – Panamá); Padre Leonidas Ortiz Losada, (Secretário-Geral Adjunto).

Fonte: Rádio Vaticana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

Contatos

© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por