Papa Francisco pode ir a Aparecida em julho de 2017

Papa FranciscoO Santuário de Aparecida vai fazer um convite ao Papa Francisco para que venha celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e coroar o encerramento do Projeto Rota300, revivendo o espírito da JMJ com os jovens do Brasil inteiro. As informações foram divulgadas, nesta sexta-feira (21), pelo reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Segundo ele, o cardeal Dom Raymundo Damasceno levaria o convite no próximo mês de outubro a Roma. O reitor do Santuário Nacional diz que “o convite será para ao Papa vir em julho de 2017 e reeditar a Jornada da Juventude, não mundial, mas desta vez, nacional”. Gostaríamos que os jovens do Brasil se encontrassem com o Santo Padre em Aparecida também para renovar o seu compromisso missionário que nasceu a partir da JMJ no Rio de Janeiro”, acrescenta.

O presidente da Comissão para a Juventude, da CNBB, Dom Vilsom Basso, recebeu a notícia com alegria. “Se isso acontecer, vai confirmar ainda mais nosso trabalho com os jovens e ser um convite a toda a Igreja do Brasil a continuar acolhendo e amando a juventude. Uma Igreja sem jovens é uma Igreja sem presente e nem futuro”, diz.

Na última Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco, em Aparecida, havia dito que voltaria em 2017, mas a data ainda é incerta. A sugestão para que a vinda seja em julho partiu de uma conjunção de fatores, como o encerramento do projeto Rota300, de evangelização da juventude de todo o Brasil, quando também será realizada uma missão jovem no Vale do Paraíba.

Por Felipe Rodrigues / Jovens Conectados