Papa no Angelus: a humildade é o segredo para alcançar o Céu

“No Evangelho do último domingo (15), Solenidade da Assunção da Santíssima Virgem Maria ao Céu, destaca-se o Magnificat. Este cântico de louvor é como uma fotografia da Mãe de Deus. Maria ‘alegra-se em Deus, porque olhou para a humildade de sua serva’. A humildade é o segredo de Maria. Foi a humildade que atraiu o olhar de Deus para ela”. Estas foram as palavras do Papa Francisco antes do Angelus, pronunciadas da janela do Palácio Apostólico, no Vaticano, diante dos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. “O olho humano – continuou o Papa – busca a grandeza e fica deslumbrado com o que é vistoso. Deus, por outro lado, não olha para as aparências, mas para o coração e se encanta com a humildade. Hoje, olhando para Maria assunta, podemos dizer que a humildade é o caminho que leva para o céu”.

A palavra ‘humildade’ vem do latim humus, que significa ‘terra’. É paradoxal: para chegar ao topo, ao céu, você tem que permanecer baixo, como a terra! Jesus ensina: “Aquele que se humilha será exaltado. Deus não nos exalta por nossos dons, por nossas riquezas e habilidades, mas por nossa humildade. Deus exalta quem se abaixa, quem serve. Maria, de fato, a si mesma não atribui outro ‘título’ a não ser de serva: ela é “a serva do Senhor”. Ela não diz mais nada sobre si mesma, ela não busca mais nada para si mesma.

“Hoje, então, – enfatizou o pontífice – podemos nos perguntar: como vivo a humildade? Procuro ser reconhecido por outros, afirmar-me e ser elogiado, ou eu penso em servir? Eu sei escutar, como Maria, ou será que eu só quero falar receber atenção? Eu sei ficar em silêncio, como Maria, ou eu estou sempre falando? Será que sei dar um passo para trás, evitar brigas e discussões ou eu apenas tento me sobressair?”

“Conquista os céus primeiro”

“Maria, em sua pequenez, conquista os céus primeiro. O segredo de seu sucesso está precisamente em se reconhecer pequena e necessitada”, sublinhou o Papa Francisco. Com Deus, somente aqueles que se reconhecem como nada são capazes de receber tudo. Somente aqueles que se esvaziam são preenchidos por Ele. E Maria é a “cheia de graça” precisamente por causa de sua humildade. Para nós também, a humildade é o ponto de partida, o início de nossa fé. É fundamental ser pobre em espírito, ou seja, necessitados de Deus. Aquele que está cheio de si mesmo não dá espaço a Deus, mas aquele que permanece humilde permite que o Senhor realize grandes coisas. O poeta Dante chama a Virgem Maria de “humilde e elevada mais do que criatura”.

O Papa Francisco disse em seguida que é bom pensar que a criatura mais humilde e alta da história, a primeira a conquistar os céus com toda si mesma, de corpo e alma, passou a maior parte de sua vida entre as paredes de sua casa, no cotidiano. Os dias da cheia de graça não foram muito impressionantes. Eram muitas vezes iguais, no silêncio: no exterior, nada de extraordinário. Mas o olhar de Deus sempre permaneceu sobre ela, admirado pela sua humildade, sua disponibilidade, pela beleza de seu coração, nunca tocada pelo pecado.  Esta é uma grande mensagem de esperança para nós; para você, que vive dias iguais, cansativos e muitas vezes difíceis.

Vamos celebrá-la hoje com o amor de filhos

“Maria nos recorda, hoje, que Deus também chama você para este destino de glória”, continuou o Papa . “Estas não são palavras bonitas, é a verdade. Não é um final feliz engenhosamente criado, uma ilusão piedosa ou uma falsa consolação. Não, é a pura realidade, viva e verdadeira como Nossa Senhora  assunta ao Céu”.

O Papa convidou os fiéis presentes na Praça São Pedro: “Vamos celebrá-la hoje com o amor de filhos, animados pela esperança de um dia estar com ela no Céu!”. Em seguida, pediu que todos rezassem a Nossa Senhora para que ela possa nos acompanhar no caminho da Terra para o céu. Pediu ainda a Nossa Senhora que nos recorde que o segredo do caminho está contido na palavra humildade. E que a pequenez e o serviço são os segredos para alcançar a meta”.

Fonte: Vatican News