Destaque Mundo

Papa nomeia dom Giambattista Diquattro como o novo núncio apostólico para o Brasil

O Santo Padre nomeou o novo núncio apostólico para o Brasil. Trata-se de dom Giambattista Diquattro, arcebispo titular de Giromonte, até agora núncio apostólico na Índia e Nepal.

Trajetória e histórico

Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954. É arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. Recebeu seu mestrado em Direito Civil na Universidade de Catânia, e doutorado em Direito Canônico na  Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália.

O Papa João Paulo II o nomeou núncio apostólico no Panamá em 2 de abril de 2005. Bento XVI o nomeou núncio apostólico na Bolívia em 21 de novembro de 2008 e em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico na Índia e no Nepal.

A CNBB enviou uma saudação ao novo núncio, veja aqui: Saudação da CNBB ao Novo Núncio Apostólico no Brasil

SAUDAÇÃO AO NOVO NÚNCIO APOSTÓLICO NO BRASIL

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil saúda com alegria S. Excia. D. Giambattista Diquattro, nomeado hoje pelo Papa Francisco para a missão de Núncio Apostólico no Brasil. Desde já, acolhe-o com alegria e unidade. na certeza de que será um ministério fecundo para o bem de toda a Igreja especialmente a Igreja no Brasil

Reitera o agradecimento a D. Giovanni d’Aniello, nomeado para a nunciatura na Federação Russa, por sua dedicação e seu trabalho fiel no período em que serviu no Brasil.

Manifesta sua gratidão e unidade ao Papa Francisco pelo carinhoso zelo com toda a Igreja, não deixando-se de fazer ainda mais presente em cada país através dos núncios apostólicos.

Brasília-DF, 29 de agosto de 2020

Memória do Martírio de S. João Batista