Paróquia Deus Menino celebra 50 anos de evangelização no Engenho Velho de Brotas


A Paróquia Deus Menino, no Engenho Velho de Brotas, chega ao seu Jubileu de Ouro nesta terça-feira, 12 de agosto de 2025, data em que será celebrada, às 19h, a Missa Jubilar presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Criada em 1975 pelo então arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, a comunidade nasceu a partir do desmembramento da Paróquia São João Batista, e desde então tornou-se referência de fé e serviço pastoral na capital baiana.

A história religiosa da região, no entanto, remonta a muito antes. Originalmente, todo o território de Brotas, incluindo o Engenho Velho, pertencia à Paróquia Nossa Senhora de Brotas, criada em 11 de abril de 1718. Após mais de dois séculos de atendimento pastoral, a área passou a integrar, em 1966, a Paróquia São João Batista do Engenho Velho e Vila América. Somente nove anos depois, em 12 de agosto de 1975, ganhou identidade própria com a criação da Paróquia Deus Menino.

O primeiro pároco foi o padre Francisco Moniz Barreto, seguido por padre Joaquim Eurico Rodrigues e, atualmente, padre Jurandí Dantas de Souza, que está à frente desde 1992, com breve afastamento entre 2000 e 2004 para estudos em Roma.


A paróquia reúne a Matriz de Deus Menino e as comunidades Santo Antônio, São José e Nossa Senhora da Conceição Aparecida, além de diversos setores e pastorais. Ao longo das décadas, tornou-se um centro ativo de evangelização e promoção humana, preservando tradições como o hino a Deus Menino, composto no final da década de 1940, e a história centenária da Igreja inaugurada em 25 de dezembro de 1900.

O Ano Jubilar teve início em 25 de agosto de 2024 e será encerrado neste aniversário de 50 anos, com o lema de ser um tempo de oração e testemunho, promovendo paz, respeito e dignidade.

Oração pelo Jubileu de Ouro da Paróquia Deus Menino 1975 – 2025

Eterno Pai, nós vos damos graças pelo Jubileu de Ouro da Paróquia Deus Menino. Aqui estamos há 50 anos, com uma Igreja mãe, erigida há 124 anos. Somos o seu povo, que busca seguir seus mandamentos, apesar de nossa fragilidade. Desde cedo, ainda em casa, por nossos pais — primeiros catequistas — foi-nos ensinado, que buscar a Ti e viver na Sua presença é a melhor escolha. Pedimos perdão por nossas fraquezas que, muitas vezes, impediram ou não colaboraram para que O testemunhássemos plenamente.

Senhor Jesus Cristo, aqui adorado com o título de Senhor Deus Menino, recompensai com vossa graça, todos os que aqui um dia estiveram, e os que aqui, hoje, estão: sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, seu povo. Conduzi-nos Senhor! Orientai-nos Senhor! Somos o seu rebanho. Queremos verdadeiramente ser seus discípulos missionários.

Divino Espírito Santo, faz ressoar em nossos ouvidos, o convite para que sejamos uma Igreja viva, unida e autêntica. Anima nossas comunidades e setores de missão. Que nossas pastorais, associações religiosas, movimentos e serviços, sejam sempre lugar de testemunho de sua Palavra e de Promoção Humana!

Que no Engenho Velho de Brotas, sejamos Sal e Luz e escolhamos a Vida como Missão!
Amém!

Oração a Deus Menino

Deus Menino,
Amor divino,
Verbo encarnado.
Recordai de nós
Que haveis criado!

Fotos: arquivo da Paróquia Deus Menino