Paróquia mais antiga do município de Lauro de Freitas celebra a festa do padroeiro

A paróquia mais antiga de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, localizada no centro do município, completa 413 anos de criação em 2021. Para homenagear o padroeiro nestes mais de quatro séculos de caminhada, os fiéis participam do novenário, que tem como tema central “E a Palavra se fez Carne e a Carne se fez pão” ( Jo 1).

O novenário teve início no dia 6 e segue até o dia 14 de janeiro, sempre às 19h, no Centro Paroquial João Paulo II, localizado próximo à Matriz. Em virtude da pandemia, para participar das celebrações é necessário realizar um cadastro no site Sympla e, no dia do novenário cuja participação foi solicitada, na entrada do Centro Paroquial será necessário apresentar o QR Code. Esta medida visa cumprir o decreto estadual que autoriza a realização de eventos com limite de até 200 pessoas. Ainda durante o novenário é realizado o tradicional bazar, sempre das 14h às 17h. Já a quermesse  acontece na modalidade drive thru, a partir das 18h e após a celebração.

No dia festivo, 15 de janeiro serão celebradas Missas em diversos horários: às 7h, presidida pelo vigário paroquial, padre Thiago Kern; às 9h sob a presidência do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; às 17h celebrada pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida; e às 19h, presidida pelo pároco, padre Juraci Gomes.

Um pouco de história

Localizada em Lauro de Freitas – município da Região Metropolitana de Salvador -, a Paróquia Santo Amaro de Ipitanga foi construída pelos padres da Companhia de Jesus (Jesuítas), sob a orientação do padre José de Anchieta, junto com a aldeia de São João, em 1608. O templo conta com estrutura de paredes de alvenaria mista de pedra e tijolo.

Em 1944 tanto a edificação quanto o acervo da Matriz foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Já em 1975 a Igreja passou por uma reforma que devolveu as características originais ao templo. No ano de 2019, a Matriz passou por uma nova reforma, com intervenções que consistiram na recuperação do forro, ajustes das instalações elétricas, substituição do telhado e na manutenção do madeiramento, restauração das esquadrias e pintura. Vale ressaltar que tanto a reforma realizada em 1975 quanto a de 2019 foram acompanhadas pelo IPHAN.

Atualmente sob o pastoreio do padre Juraci Gomes, a paróquia é formada por sete comunidades: São Mateus, São Pedro, São João Batista, Bom Pastor, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças e Matriz.

Texto: Pascom Arquidiocesana, com informações do site da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga

Foto de capa: arquivo da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga