Paróquia São João Batista celebrará a festa do precursor de Jesus

A Paróquia São João Batista, localizada na Avenida Vasco da Gama, já está se preparando para festejar o padroeiro. O templo é o único, entre as 100 paróquias que formam a Arquidiocese de Salvador, dedicado ao precursor de Jesus. O novenário, que teve início no dia 15, segue até o dia 23 de junho, sempre às 19h, com exceção da última noite, quando os fiéis se encontram às 18h.

No dia dedicado a São João Batista (24), as homenagens terão início às 7h com a Oração das Laudes, seguida da recitação do Terço e de testemunhos dos devotos. Às 10h acontecerá a primeira Missa do dia, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho. Já às 15h haverá a recitação do Terço da Misericórdia e a adoração ao Santíssimo Sacramento.

A programação continua com uma Missa em ação de graças pela saúde dos fiéis, às 16h. Os festejos serão encerrados com a Missa Solene, às 19h, presidida pelo bispo auxiliar, Hélio Pereira dos Santos.

Gesto concreto

Além de celebrar a festa do padroeiro, os fiéis também realizam um gesto concreto por meio da doação de alimentos não perecíveis. A comunidade pede café, açúcar, arroz, macarrão, feijão, leite, papel higiênico, sabão em pó, água sanitária e desinfetante, que podem ser entregues durante o novenário.

São João Batista

João Batista, nome que significa “Deus é propício”, é o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. Filho de Zacarias e de Isabel (prima de Maria, a Mãe de Jesus), João pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Daí a origem de ser chamado Batista, porque batizava com água.

A mando do Rei Herodes, João foi aprisionado e levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses. O motivo deste aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodíades, por intermédio da filha Salomé, conseguiu que Herodes matasse João Batista e entregasse a sua cabeça numa bandeja.

São João Batista é o único santo que tem o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 de agosto) celebrados pelos cristãos.