Paróquia São José Operário tem novo pároco: padre Rafael Aragão

A Matriz da Paróquia São José Operário, em Pernambués, ficou lotada na noite de domingo, 18 de fevereiro. Ansiosos, os paroquianos queriam testemunhar a posse do novo pároco: padre Rafael de Araújo Aragão, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto. “Hoje, padre Rafael, recebendo essa missão como pároco, a Igreja lhe concede a graça de, como pastor, poder ensinar, governar e santificar essa porção do povo de Deus que lhe é confiada”, disse Dom Dorival [clique aqui e veja fotos].

Logo no início da Santa Missa, o vice-vigário forâneo, padre Eliomar Gomes da Silva, leu a Provisão Canônica, assinada pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha e pelo chanceler da Arquidiocese, cônego Antonio Ademilton de Santa Bárbara. Em seguida, o padre Rafael fez a Profissão de Fé e o juramento de fidelidade à Igreja.

Olhando para o padre Rafael, durante a homilia, Dom Dorival falou que “o padre tem a necessidade de estar sempre próximo de Deus, principalmente através da oração e dos sacramentos. Agora o senhor, padre Rafael, faz parte desta Forania 7A, e, como pároco, estará ainda mais próximo do Arcebispo, para o ajudar nesse trabalho de evangelização e de anúncio do Reino de Deus. Conte com o Arcebispo, com os bispos e com os seus irmãos padres para realizar um bonito trabalho nessa forania”, afirmou.

“Além da proximidade com Deus, com os bispos e com os padres, esteja ainda mais próximo do povo, seja, como nos pede o Papa Francisco, pastor com cheiro de ovelha. Assim você vai certamente poder exercer a sua missão como pároco e vai poder cumprir o que a Igreja vos pede”, asseverou Dom Dorival.

Como parte do rito de posse, o pároco que é empossado recebe as chaves da Igreja e do Sacrário, fazendo uma breve adoração diante do Santíssimo Sacramento. O sacerdote também recebe o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, para reafirmar os Sacramentos que serão conferidos ao povo de Deus.

Antes da bênção final, o padre Rafael recebeu uma homenagem dos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde esteve nos primeiros anos do Ministério Sacerdotal, como vigário paroquial. Também os fiéis da Paróquia São José Operário fizeram uma calorosa acolhida ao sacerdote que chega para continuar o pastoreio.

Fotos: Sara Gomes