Pastor com cheiro de ovelha: Cardeal Dom Sergio da Rocha realiza mais uma Visita Pastoral Missionária

Acompanham Dom Sergio e Dom Dorival os padres Carlos Augusto e Pedro Azevedo e o diácono Joelson Santana dos Santos

Os bairros de Mata Escura, Calabetão e Santo Inácio, todos em Salvador, estão recebendo, até o dia 4 de agosto, a Visita Pastoral Missionária realizada pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e pelo bispo auxiliar Dom Dorival Barreto, à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na oportunidade, Dom Sergio e Dom Dorival visitam as comunidades paroquiais, escolas, comércios e paroquianos, deixando a marca de pastores com cheiro de ovelhas, como pede o Papa Francisco. “O sentido maior da nossa missão, como bispos, também dos nossos padres e diáconos, é o serviço ao povo de Deus. Não há como servir sem se aproximar. Hoje o próprio Papa Francisco tem ressaltado muitas vezes a importância de estar próximo, a importância de dialogar, de escutar. Não tem como escutar à distância. Por isso que é tão importante esse estar juntos, conhecer a realidade vivida pelas nossas comunidades, a realidade interna da Igreja, mas também a realidade social”, afirmou Dom Sergio.

De acordo com Dom Dorival, a realidade que se torna conhecida vai para além do território paroquial, mas engloba toda a região. “Conhecendo a realidade, o nosso Arcebispo também tem a oportunidade de confirmar os irmãos na fé. Então, para a paróquia é um momento de renovação, uma oportunidade de animação da vida pastoral para que todos possam anunciar e levar Jesus ao mundo. Proximidade, oportunidade também de comunhão, oportunidade de renovação da fé: a presença de Dom Sergio é, portanto, a do próprio Jesus, o bom pastor. O bom pastor que conhece as ovelhas e as que conduz”, disse.

Conforme o pároco da paróquia que acolhe a Visita Pastoral Missionária, padre Carlos Augusto Cruz, para vivenciar este momento, a comunidade se preparou. “Primeiro criamos uma pequena comissão com representantes das diversas comunidades, das pastorais, grupos e movimentos. Quando nos reunimos, pensamos na preparação de um material que favoreceria a visita às casas, porque neste momento em que nós, padres, estamos acompanhando os bispos em alguns pontos estratégicos do território paroquial, vários grupos estão atuando em quatro comunidades na visita às famílias, com orações, com encontros e também nessas capelas com orações e celebrações pontuais. Depois, a presença dos pastores, dos nossos bispos junto ao povo, essa escuta, esta comunhão, esta proximidade, anima-os a saber que, de fato, como nos lembra o Evangelho: não somos ovelhas sem pastor. Temos Jesus Cristo, que é o Sumo Pastor, o Sumo e Eterno Sacerdote, mas temos também a presença dos nossos bispos, que são os pastores aqui que conduzem o povo de Deus”, disse o sacerdote.

Para a paroquiana, Lívia Góes, a Visita Pastoral Missionária enche o coração de esperança. “Para mim, é uma alegria muito grande, porque, como Dom Dorival disse, a presença dos bispos aqui na nossa comunidade equivale à presença de um dos apóstolos de Jesus. Então, para a gente é muito gratificante. Estou muito feliz, enquanto paroquiana, por estar presenciando esse momento”, disse.

“Eu me alegro e agradeço muito a Deus pela oportunidade de estar aqui na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecendo as suas várias comunidades, já que é uma paróquia grande. No coração de quem está à serviço da própria Igreja, do povo de Deus que aqui se reúne, estão, primeiramente, o louvor, a ação de graças a Deus, mas também a gratidão sincera aos nossos irmãos padres, aos leigos e leigas, às religiosas. Nós temos que agradecer muito pela dedicação tão generosa do serviço do povo de Deus”, disse Dom Sergio.

Na segunda-feira, 5 de agosto, acompanhe a reportagem no canal youtube.com/arquidiocesesalvador

Fotos: Dom Dorival / Padre Carlos Augusto / Sara Gomes