Pastoral do Menor lança Campanha pedindo oportunidade para menores

No dia 2 de dezembro, a Pastoral do menor no âmbito regional lançou no auditório do centro de pastoral, a Campanha Faça diferente: Dê oportunidade, ninguém nasce infrator.

Estavam presentes no evento, o bispo auxiliar de Salvador e Secretário do Regional Nordeste 3 da CNBB, Dom Gilson Andrade da Silva; o representante do Ministério do Trabalho, Antônio de Pádua; o representante da FUNDAC –  Fundação da Criança e do Adolescente, Glauco; a representante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Ana Vilas Boas; a representante do Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente, Maria Helena; o coordenador regional da Pastoral do Menor, Padre Inácio; além de representantes da Pastoral do Menor à nível Arquidiocesano e Regional.

De acordo com padre Inácio, a campanha tem o objetivo de levar à sociedade outro olhar sob os adolescentes que cometem ato infracional.

A iniciativa visa informar, esclarecer e sensibilizar a sociedade sobre o significado humano, social e político das Medidas Socioeducativas (MSE) para a vida da sociedade e dos adolescentes autores de atos infracionais; pautar os governos e executores das políticas públicas e todos os atores dos Sistema de Garantia dos Direitos sobre as necessidade de fortalecimento a aprimoramento do Sistema Socioeducativo (Sinase);  divulgar as práticas exitosas na efetivação das MSE, seja nos projetos da Pastoral do Menor como dos parceiros.

A campanha

A Campanha é voltada para gestores de políticas públicas, sistema judiciário, conselhos de controle social e tutelares, educadores sociais, adolescentes, escolas, representantes de comunidades e movimentos sociais em geral. No lançamento, será oferecido material impresso e audiovisual para dar apoio à realização de oficinas, rodas de conversas, seminários e audiências públicas.

O lançamento da campanha iniciou às 14h30 com a oração inicial conduzida por Dom Gilson. Em seguida, 4 jovens que estão cumprindo medida de ressocialização na Casa e Cia, instituição que faz parte da FUNDAC, realizaram uma apresentação muito profunda sobre a importância de afirmar a sua identidade diante da sociedade.

Após a apresentação dos jovens, a pedagoga Cátia Pinheiro agradeceu à Pastoral do Menor pelo espaço dado à FUNDAC para a apresentação, e enfatizou que a sociedade tem responsabilidade para com cada jovem que precisa de medida sócio-educativa. “A sociedade precisa apoiar esses adolescentes para que eles não precisem cumprir medidas sócio-educativas. Cada um precisa contribuir para que esses adolescentes não precisem ir para as instituições”, disse.

Dom Gilson acredita que a vida do ser humano depende das oportunidades que eles são concedidas e acredita que o foco da campanha deve ser na inclusão e cidadania.

“A ótica sob a qual o adolescente que comete ato infracional é visto, não é a do problema, mas a da possibilidade que se deslancha ao encontrar oportunidades para a inclusão e a cidadania (…). Almejamos que esta campanha favoreça a mais um forte comprometimento com a PAMEM em nossas estruturas eclesiais e que ofereça uma boa contribuição para que as medidas socioeducativas tenham de fato o papel, não apenas de responsabilizar, mas, sobretudo, de educar, dando oportunidade ao adolescente de reconstruir sua trajetória de vida”, concluiu.

Atendimento em projetos

De acordo com dados divulgados pela Pastoral do Menor, em todo o país são 54 mil crianças e adolescentes beneficiados por programas e projetos desenvolvidos, sendo 2.242 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, em liberdade assistida, prestação de serviços à comunidade e em Regime de Internação. Somente no Programa de Assistência Religiosa são atendidos 1.192 adolescentes.

 

Fotos: Rosa Brito