Pastoral do Migrante oferece curso de espanhol na Paróquia Ascensão do Senhor

A Pastoral do Migrante, da Paróquia Ascensão do Senhor, está promovendo curso de espanhol para quem tem interesse em aprender um pouco mais sobre a língua castelhana. O curso foi desenvolvido por três professoras venezuelanas que fazem parte da pastoral e que têm formação em pedagogia e licenciatura. O material didático é o mesmo utilizado nos Institutos Cervantes e Caballeros de Santiago. E o que é melhor, por uma mensalidade bem acessível, são 35 reais por hora aula. De acordo com a professora Alejandra Escalona, uma das idealizadoras do projeto e que está há três anos no Brasil, o ideal é fazer o curso duas vezes por semana.

Alejandra veio para a Bahia com a família por causa de uma bolsa de estudos para cursar Geografia na Universidade Católica do Salvador (UCSal). Ela trabalhava na Secretaria de Educação de Maracaibo, umas das principais cidades produtoras de petróleo da Venezuela. A professora conta que as dificuldades estavam começando quando ela ganhou a bolsa de estudos. Hoje o marido dela já trabalha como fotógrafo e todos estão bem adaptados em Salvador. Ela disse que a ideia do curso foi do padre Manoel Filho, pároco da Paróquia Ascensão do Senhor. “Somos três professoras com experiência e podemos passar nossos conhecimentos para quem tenha interesse”, diz Alejandra.

O curso é mais uma atividade desenvolvida pela Pastoral do Migrante, que acolhe mais de vinte famílias. Aos domingos, os imigrantes vendem os produtos típicos da terra natal, artesanato e comidas numa feirinha na frente da Igreja. “Além de ajudar a pastoral, o maior apoio da Igreja é incentivar para que cada imigrante busque seu próprio sustento, seja fazendo artesanato, tirando fotos ou dando aulas. O curso de espanhol foi desenvolvido exatamente com esse espírito e uma parte do dinheiro arrecado vai para a pastoral. Então aproveite que as matrículas estão abertas e faça a sua inscrição”, afirma padre Manoel.

As aulas são para iniciantes, nível intermediário ou avançado, viajantes ou para quem precisa do espanhol para trabalhar. Alunos que necessitem de reforço escolar também são bem-vindos. As aulas acontecerão nas salas que ficam na parte interna da Paróquia Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia (CAB, 3ª Avenida). Se você é daqueles que acham que português e espanhol são quase a mesma língua ou que despacito é só um passo curtinho, as professoras estão à sua espera!

Curso de espanhol Coromoto

Dias de aulas: terça-feira a sábado

Horários:

Manhã: 9h, 10h e 11h