A Pastoral do Migrante da Arquidiocese de São Salvador da Bahia está unida em solidariedade à comunidade guineense na Bahia diante do falecimento de Delcio João Lopes Fernandes, ocorrido no último dia 19 de junho de 2025, no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Delcio era mestrando em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e nutria o sonho de contribuir para o desenvolvimento de seu país, a Guiné-Bissau.
Acompanhado com zelo e proximidade pela Pastoral do Migrante, que tem como missão acolher, integrar e defender os direitos dos irmãos e irmãs em situação de mobilidade humana, Delcio deixou marcas de esperança e fraternidade. Sua partida repentina comoveu não apenas a comunidade acadêmica, mas também a comunidade guineense na Bahia, que agora se mobiliza para viabilizar a trasladação de seu corpo para a terra natal, onde a família deseja realizar o sepultamento.
Como os custos para o traslado internacional são elevados, amigos, colegas, professores, instituições e membros da sociedade estão sendo convidados a colaborar com essa causa humanitária e solidária, unindo esforços para oferecer a Delcio um funeral digno, cercado do carinho de seus familiares e conterrâneos. Para que isso seja possível, quem desejar pode realizar a contribuição, de qualquer valor, até o dia 10 de julho, no site Vakinha online, neste link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-de-translado-do-restos-mortais