Pastoral dos Coroinhas celebra festa de São Tarcísio

No dia 15 de agosto, a Igreja comemora o dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas. Para festejar a data, acontecerá na Igreja de São Pedro dos Clérigos (Praça Quinze de Novembro, s/n – Terreiro de Jesus – Centro), no dia do santo, a partir das 13h, uma tarde de formação, espiritualidade e animação, realizada pela Pastoral dos Coroinhas da Arquidiocese.

downloadQuem foi São Tarcísio?

São Tarcísio pertencia à comunidade cristã de Roma e era coroinha na igreja. No decorrer da perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos foram presos e condenados à morte. Nas tristes prisões à espera do martírio, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico, mas era difícil o acesso às cadeias para levar a comunhão. Tarcísio, então, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-s
e para realizar a tarefa.

O papa entregou-lhe, numa caixinha de prata, as hóstias que deveriam servir como conforto aos próximos mártires. Mas, no caminho, uns rapazes notaram seu estranho comportamento e começaram a indagar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém, negou-se a responder. Tarcísio foi agredido até a morte. Seu corpo foi revistado e nada foi achado com referência ao Corpo de Cristo. Tarcísio é tido como patrono dos coroinhas por ter sido o primeiro jovem a ter consigo a Eucaristia.

A pastoral

De acordo com o último cadastro realizado pela pastoral, hoje ela conta com cerca de 3 mil coroinhas  nas 80 paróquias em que está presente. Atualmente a Pastoral dos Coroinhas trabalha a espiritualidade nos jovens, a vida social, familiar e religiosa, buscando encontrar as vocações. “O trabalho é árduo mas é esta nossa missão, acolher os pequenos e transformá-los em  Defensores da Eucaristia”, afirma o coroinha Henrique Santos, um dos responsáveis pela pastoral.

Festa Solene

As comemorações em louvor ao santo, ocorrem no dia Solene (15), iniciando às 13h com a acolhida, seguida de animação e oração inicial. 14h acontece a palestra sobre o tema “Com São Tarcísio vivemos a Eucaristia com fidelidade”.  A Santa Missa terá início às 15h40 e em seguida o grupo se reunirá para a realização da procissão com as imagens de São Tarcísio, São Domingos Sávio (também padroeiro da Pastoral) e da Santíssima Virgem Maria. O evento contará com a presença do bispo auxiliar de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.coroinhas3