Pastoral dos Migrantes realizou assembleia, reunindo participantes de todo o país em São Paulo

Aconteceu, de 12 a 14 de novembro, na Casa de Encontro das Irmãs da Sagrada Família, em São Paulo, a 20ª  Assembleia do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). O encontro teve como tema “Igreja Povo de Deus a caminho com os Migrantes”.

Cerca de 30 agentes da Pastoral dos Migrantes do Brasil se encontraram de forma presencial para partilhar e refletir sobre a realidade dos migrantes e refugiados no Brasil, bem como refletir como tem se dado a presença e a escuta da Igreja no Brasil junto estes. Também houve participação de forma remota.

Presença e escuta aos migrantes

A partir dos “Cenários da Migração no Brasil e do mundo do trabalho” e da escuta das experiências de migrantes, foi priorizada a reflexão sobre a Igreja povo de Deus a caminho e a Assembleia Eclesial Latino-americana.

A Pastoral dos Migrantes refletiu como se vê e se posiciona nesse caminhar, tendo por método a presença e a escuta, construindo junto com os migrantes as alternativas cotidianas para uma vida digna. Durante o encontro também foi escolhido, de forma coletiva e participativa, o tema e o lema da Semana do Migrante de 2022: “Migração e Saberes – escuta com sabedoria e fala com a prática”.

A Assembleia recebeu a visita dos superiores locais dos padres e das irmãs Scalabrinianas, aliados do SPM na causa e na luta a favor dos migrantes. Houve ainda um momento de prestação de contas do ano de 2021, bem como construção de acordos e agendas para o ano de 2022.

O bispo Pesqueira (PE) e referencial da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Ferreira Salles,  expressou seu desejo e oração para a caminhada dos migrantes: “Rogamos ao Deus da Vida que continue conosco, dando forças aos migrantes em sua luta na reconstrução de suas vidas e de seus sonhos e aos agentes da Pastoral dos Migrantes as condições necessárias para seguir nesse caminhar e nessa tarefa de esperançar”.

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!