Procissão dos Patronos reuniu membros da COIDE em caminhada de fé pelo Centro Histórico

Com fé, tradição e espírito de comunhão, membros das Confrarias, Ordens Terceiras, Irmandades e Devoções (COIDE) realizaram, na tarde deste sábado, 1º de novembro – Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus -, a Procissão dos Patronos, percorrendo ruas do Centro Histórico de Salvador. A programação teve início às 16h, com a Santa Missa, presidida pelo padre Jailson Jesus, reitor do Santuário Arquidiocesano Santo Antônio Além do Carmo.

Logo após a Celebração Eucarística, carregando estandartes e imagens de Nossa Senhora, os participantes seguiram em procissão pelo Largo do Santo Antônio, em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, passando pelo Igreja Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, Igreja da Ordem Terceira do Carmo e Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo.

O cortejo, acompanhado pelo Delegado Episcopal para a COIDE, cônego Jair Arlêgo, que encerrou por volta das 18h, contou com a presença de representantes de diversas Irmandades, entre elas a Irmandade do Divino Espírito Santo, a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos, a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, a Irmandade de São José, a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Boqueirão, a Irmandade dos Homens Pretos e a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, entre outras.

Ao chegarem à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, os fiéis receberam a bênção final, pelas mãos do cônego Jair. A Procissão dos Patronos é um testemunho vivo da devoção e da identidade do povo baiano, que continua a expressar sua fé com alegria, respeito e amor a Deus.

[Para conferir mais fotos, clique aqui].

Texto e fotos: Sara Gomes