Programação cultural anima 5ª edição do projeto “Salvador, Cidade Natal do Brasil”

Neste mês de dezembro a Arquidiocese de Salvador está com uma programação especial nas paróquias, parques, museus e colégios católicos. Até o dia 31 de dezembro os soteropolitanos poderão conferir

Natal3Neste mês de dezembro a Arquidiocese de Salvador está com uma programação especial nas paróquias, parques, museus e colégios católicos. Até o dia 31 de dezembro os soteropolitanos poderão conferir Autos de Natal, cantatas, musicais, concertos nas igrejas, exposições de presépios, bem como participar o 4º Concurso de Presépios. Confira as programações culturais deste período!

* 4º Concurso de Presépios

Para participar, os interessados devem montar presépios (que tenham, obrigatoriamente, as imagens de Jesus, Maria e José) em residências, instituições e paróquias. Após a montagem, o participante deve tirar uma fotografia e enviar, com os dados do responsável (nome, telefone, endereço e categoria – residencial, paroquial ou institucional), para o e-mail [email protected] . Para ver o regulamento, clique aqui!

 

* Auto de Natal – Grupo de Oração Pela Arte (OPA)

O Auto de Natal visa fazer a  novena de Natal de forma itinerante, visitando comunidades, asilos, hospitais, creches e outros locais. É a forma como o Grupo OPA  celebra o seu Natal, há mais de 25 anos. Em 2015 a História do Menino Deus será contada em forma de cordel, com um grupo de aproximadamente 50 pessoas, envolvendo crianças, jovens e adultos.

 

Data: 2 de dezembro

Local: paróquia Nossa Senhora da Assunção (Caminho das Árvores)

Horário: 19h

 

Data: 5 de dezembro

Local: Lar Franciscano Santa Isabel (Saúde)

Horário: 15h

 

Data: dia 9 de dezembro

Local: Catedral de  Camaçari

Horário: 20h

Data: 12 de dezembro

Local: Lar Pérolas de Cristo (Tubarão – Paripe)

Horário: 10h

 

Data: 16 de dezembro

Local: paróquia Cristo Libertador, Rei do Universo (Vila Canária)

Horário: 20h

 

Data: 17 de dezembro

Local: Igreja da Trindade (Água de Meninos)

Horário: 19h

 

Data: 19 de dezembro

Local: paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato)

Horário: 19h

 

Data: 22 de dezembro

Local: paróquia Nossa Senhora da Luz (Pituba)

Horário: 19h30

 

* Musical de Natal Junto e Misturado – Paróquia São Francisco de Assis

Data: 12 de dezembro

Local: Teatro do Colégio Marista (Patamares)

Horário: 19h

 

* Concerto de Natal com o tema “O primeiro Natal”

Data: 5 de dezembro

Local: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia

Horário: 18h

 

 

* Projeto Entre Dunas – Paróquia Sagrada Família

Promovido pela paróquia Sagrada Família, o projeto Entre Dunas acontece desde 2012 e compreende dias ações a cada ano: uma no Tempo Litúrgico do Advento e Natal e a outra na Quaresma e Páscoa.

O projeto teve como motivação a necessidade de despertar o olhar das comunidades paroquial e local para o cuidado com o Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté – Área de Proteção Ambiental (APA) situada no território da paróquia e que inspirou o nome do projeto.

Além das solenidades e liturgias próprias dos Tempos Litúrgicos, o projeto compreende atividades lúdicas que trazem em seu contexto a cultura da paz e do cuidado com o patrimônio cultural e ecológico, com o objetivo de revitalizar, cultural e socialmente, o Parque do Abaeté e o seu entorno.

 

– Cantata de Natal

Data: 10 de dezembro

Local: Casa da Música (Abaeté)

Horário: 19h

 

– Auto de Natal

Data: 19 de dezembro

Local: anfiteatro do Parque do Abaeté

Horário: 19h

 

* Projeto Concerto nas Igrejas

Desenvolvido pela Pastoral da Cultura (PasCult) em parceria com a Fundação Gregório de Matos, o projeto Concerto nas Igrejas tem como objetivo levar cameratas às igrejas e museus situados no Pelourinho.

 

– Récitas de Natal com o Duo M&M, Marilda Costa (soprano) e Moacyr Costa Filho (tenor) + instrumentistas

Datas: 13 e 20 de dezembro

Locais: Museu da Misericórdia (dia 13) e Igreja da Ordem Terceira de São Francisoc (dia 20)

Horário: das 11h às 12h

 

* Folia de Reis

O Centro Educativo João Paulo II promove, desde o ano 2000, a Folia de Reis, com o objetivo de manter viva esta tradição. A iniciativa é trabalhada junto com os alunos do centro no bairro de Plataforma (comunidades do Boiadeiro, Conjunto Nova Primavera, Parque São Bartolomeu, São João do Cabrito e adjacentes). Na ocasião, os participantes da Folia de Reis passam nas casas onde estão montados presépios.

 

Data: 18 de dezembro

Horário: a partir das 14h

 

* Circuito dos Museus

– II Exposição Internacional de Presépios

Data: até o dia 25 de dezembro

Local: Museu de São Bento da Bahia

Horário: das 13h às 17h

Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada)

 

– Exposição Natividade

Data: até o dia 31 de dezembro

Local: Museu Abelardo Rodrigues (rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho)

Horários: sempre de terça a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 17h.

Entrada gratuita

 

– Presépio do Memorial Irmã Dulce

Data: de 10 de dezembro a 7 de janeiro)

Local: Memorial Irmã Dulce (Largo de Roma)

Entrada gratuita

 

– Exposição Deus Menino

Data: de 16 a 31 de dezembro

Local: Instituto Feminino da Bahia (rua Politeama de Cima, nº 2 – Politeama)

Horário: segundas-feiras, das 14h às 16h30; de terça a sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 14h às 17h30.

* Projeto Emanuel

Promovido pela Pastoral Universitária (PU), o projeto Emanuel reúne atividades de cultura religiosa, de natureza ecumênica, que visam ajudar a comunidade acadêmic a refletir sobre as dimensões da esperança e da renovação na existência humana em relação ao transcendente.

 

– Circuito Artes Plásticas e Teatrais

Mostra: Natal dos Papas e Artistas Modernos

Data: de 1º a 7 de dezembro

Local: Universidade Católica do Salvador – UCSal (Campus Federação)

Horário: funcionamento da universidade

 

Frases Natalinas para os Universitários do Salvador

Data: de 2 a 7 de dezembro

Local: Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC

Horário: funcionamento da faculdade

 

Exposição Internacional de Presépios

Data: de 3 a 7 de dezembro

Local: Faculdade São Bento

Horário: funcionamento da faculdade

 

 

– Circuito Mídias Digitais

Mostra: Marco Ivo Rupnik e Cardeal Joseph Ratzinger

Datas: de 1º a 25 de dezembro

Local: site da UCSal e Fanpage da PU: Facebook/universitarioscatolicosne3

 

– Série Pensadores – Dom Timóteo e Romano Guardini (Advento e Natal)

Datas: de 2 a 25 de dezembro

Local: Fanpage da PU: Facebook/universitarioscatolicosne3

 

– Homilias para universitários nas Solenidades do Natal e da Mãe de Deus

Datas: de 25 de dezembro a 1º de janeiro

Local: Fanpage da PU: Facebook/universitarioscatolicosne3

 

– Circuito Filosófico – visual

Exibição do filme “Os fantasmas de Scxrooge

Data: 3 de dezembro, às 15h30

Local: Faculdade Social (Ondina)

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Missa de encerramento do semestre no Seminário foi marcada por agradecimentos ao cônego Alberto Montealegre

Na Celebração, Dom Sergio destacou a dedicação dosacerdote ao processo de formação dos futuros presbíteros

De Salvador para Roma: Cônego Alberto Montealegre assumirá função em órgão que trata de casos disciplinares na Igreja

O sacerdote foi nomeado oficial do Dicastério para a Doutrina da Fé, na Sessão Disciplinar

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 10.06.2026



Programa Oração Por Um Dia Feliz – 09.06.2026



Continue navegando