Programação especial marca homenagens a São Francisco de Assis no Santuário Santa Dulce dos Pobres

O dia dedicado a São Francisco de Assis ganhará uma programação especial no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado na Avenida Dendezeiros do Bonfim, em Salvador. As homenagens ao santo italiano terão início com a realização do Tríduo na próxima sexta (1°), sábado (2) e domingo (3), com missas diárias às 7h, 8h30,12h e 16h. Já a missa festiva, em celebração pelo Dia de São Francisco, acontecerá na segunda-feira (4), às 8h30, também no Santuário da primeira santa brasileira. A data marca ainda o Dia Mundial dos Animais, originalmente escolhido por ser o dia litúrgico do santo cuja trajetória de vida foi reconhecida tanto pelo amor aos pobres quanto à natureza. Por conta disso, será realizada também no dia 4 de outubro, após a cerimônia, a tradicional bênção dos animais. Para quem for levar seu animal de estimação, é importante observar algumas dicas de segurança, como trazê-lo sempre na coleira ou em caixa de transporte; além da recomendação do uso da focinheira para os de maior porte. As celebrações poderão ser acompanhadas de forma presencial ou a partir das redes sociais: YouTube (santuariosantadulcedospobres), Instagram e Facebook (@santuariosantadulce).

“Santa Dulce dos Pobres viveu intensamente, durante sua vida, como filha de São Francisco. Com muita alegria nos preparamos para viver esse tempo do tríduo – três dias de preparação para a festa desse santo conhecido não só como patrono da Ecologia e protetor dos animais, mas também como um grande amante da Cruz da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. E foi justamente isso que Santa Dulce buscou viver na dimensão do Carisma Franciscano: o amor a Cristo crucificado, representado nos doentes, pobres, órfãos e sofredores”, ressaltou o reitor do Santuário, frei Giovanni Messias.

Segundo o frei, Santa Dulce professou a regra de vida de São Francisco de Assis, que desenvolveu o dom da caridade durante toda a sua caminhada, pregando o amor à criação de Deus, à natureza, aos animais e, sobretudo, ao ser humano, valorizando especialmente os mais pobres. “O jeito simples de São Francisco foi tão cativante que atraiu a Mãe dos Pobres. Ele chamava de irmãos todas as criaturas de Deus e se considerava a menor delas”.

São Francisco de Assis nasceu no dia 5 de julho de 1182, na cidade de Assis (Itália), com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone. Aos 24 anos, renunciou a toda riqueza de sua família para se dedicar aos mais necessitados. Partindo em missão de paz, trabalhava no campo, pregava, visitava e consolava os doentes. Por seu amor aos pássaros e dedicação à natureza, passou a ser conhecido também como padroeiro dos animais. Francisco foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228.