Protetor dos animais, São Francisco de Assis é homenageado em Salvador

As Igrejas que têm São Francisco de Assis como padroeiro celebram a festa do santo conhecido como protetor dos animais, com alegria e com programações preparadas especialmente para este momento. Confira:

Paróquia São Francisco de Assis (Boca do Rio)

Na Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro Boca do Rio, o novenário acontece até o dia 3 de outubro, sempre às 19h, e é precedido pela Santa Missa às 18h. Neste período festivo, os fiéis são convidados a contribuírem com materiais de higiene pessoal, café e leite, açúcar e farinha, arroz e feijão, biscoito e macarrão, margarina e óleo, fraldas geriátrica e infantil, soja e flocão e produtos de limpeza.

No dia dedicado a São Francisco de Assis, 4 de outubro, os devotos participam das Missas às 6h, às 8h, 11h e 16h. A bênção dos animais será conduzida pelo pároco, padre André Alencar, às 10h. Já às 11h30 acontecerá o caruru franciscano; e às 15h haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento. O ponto alto será a Santa Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão.

Paróquia São Francisco de Assis (Alto de Coutos)

Destacando o Pilar do Pão, proposto pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), a Paróquia São Francisco de Assis, em Alto de Coutos, também já deu início ao novenário em honra ao padroeiro. Até 3 de outubro, sempre às 19h, com exceção do dia 2, quando os fiéis participam da celebração às 18h, a comunidade se reúne para as celebrações, que este ano têm como tema central “São Francisco de Assis, fiel anunciador da Caridade”.

As homenagens ao santo serão encerradas em 4 de outubro, quando serão celebradas três missas: às 7h, presidida pelo frei Ícaro Brito, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap.); às 10h, sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho; e às 19h, pelo pároco, padre Deivisson Batista.

Paróquia São Francisco de Assis (Saramandaia)

Localizada no bairro Saramandaia, em Salvador, a Paróquia São Francisco de Assis realiza o novenário até o dia 3 de outubro, sempre às 19h, à luz do tema central “No apelo de Cristo a Francisco ressoa em nós o compromisso: ‘reconstrói a Minha Igreja’”. A memória litúrgica de São Francisco será celebrada em 4 de outubro, com Missas às 7h, às 10h (pelas crianças) e às 19h.

Igreja e Convento São Francisco (Pelourinho)

Com o tema “Na mesa com São Francisco, queremos aprender a partir e repartir o Pão”, a Igreja e Convento São Francisco, localizados no Largo do Cruzeiro (Pelourinho), também está em festa e segue com o novenário até o dia 3 de outubro, às 17h. Como parte da programação, no dia 1º de outubro, às 15h, acontecerá a bênção dos animais. Os festejos também contam com o Encontro Inter-religioso, que acontecerá no dia 29 de setembro, às 15h, na Igreja de São Francisco. Na ocasião, a reflexão será conduzida a partir da perspectiva de cada religião sobre a fome.

Para encerraras homenagens, em 4 de outubro os fiéis poderão participar das Missas às 7h30, às 10h (esta sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão) e às 17h. Por volta das 12h haverá a recitação da Coroa das 7 Alegrias; às 15h a recitação do Ofício do Pai Nosso; e às 16h uma procissão, que sairá da Igreja São Domingos (Terreiro de Jesus), descerá até a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, rua da Escola de Medicina, passando em frente à Catedral Basílica do Santíssimo Salvador e entrando na rua do 18º Batalhão da Polícia Militar até o Convento de São Francisco.