Protetor dos viajantes e dos motoristas, São Cristóvão recebe homenagens nesta quarta-feira (25)

Com o tema “Como São Cristóvão queremos ser sal da terra e luz do mundo”, a Paróquia São Cristóvão, localizada no bairro de mesmo nome, homenageia o padroeiro nesta quarta-feira, dia 25 de julho. A programação especial, preparada para celebrar a festa do padroeiro dos viajantes e dos motoristas terá início logo nas primeiras horas da manhã.

Às 7h acontecerá a primeira Missa do dia, seguida de carreata pelas principais ruas do bairro e de bênção dos motoristas. Ao meio dia será celebrada a segunda Missa em honra ao santo. Os festejos serão encerrados às 19h, quando o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, presidirá a Missa Festiva.

Preparação

Em preparação ao dia dedicado ao santo (25), os devotos participaram do novenário, realizado de 16 a 24 de julho, às 19h, na Matriz. Quem não conseguiu estar no templo neste horário pôde acompanhar através das redes sociais, já que o novenário foi transmitido ao vivo pela Pastoral da Comunicação paroquial (Pascom).

São Cristóvão

Além de ser o padroeiro dos motoristas, São Cristóvão é também o protetor dos viajantes. Venerado em todo o mundo, ele usava toda a sua altura e fortaleza para atravessar pessoas de uma margem à outra de um rio caudaloso. Certo dia, de repente, quando tomou nos ombros um leve menino, este começou a pesar tanto que Cristóvão precisou apoiar-se num cajado para atravessar o rio. Ouviu, então, do menino: “Muito mais que o mundo inteiro, tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus, a quem tu serves”.