Quinta-feira Santa: Dom Sergio presidiu a Missa Vespertina da Ceia do Senhor na Catedral Basílica

O gesto do lava-pés, realizado por Jesus na última Ceia, foi repetido nesta Quinta-feira Santa pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, durante a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. “É uma grande graça de Deus podermos iniciar, juntos, a celebração do Tríduo Pascal, esses três momentos interligados, momentos que todos nós devemos participar. O primeiro momento desta noite é a Missa que estamos celebrando, a Ceia do Senhor e o lava-pés; o segundo momento será amanha, a Liturgia da Paixão do Senhor; e o terceiro será no sábado à noite, a Vigília Pascal”, disse Dom Sergio.

“A Palavra de Deus vai sempre nos conduzindo, como acontece nesta noite. Hoje nós fazemos memória ao que aconteceu na Última Ceia, quando Jesus institui a Eucaristia, nos deixa o Seu Corpo e Sangue. Naquela mesma Ceia, Jesus deixou um mandamento novo: ‘eis que Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei’. O lava-pés é sinal, é expressão desse amor; é sinal e expressão da doação de Jesus que se faz servo naquela Ceia, que se faz servo e cordeiro na cruz. Naquela Ceia, ao nos deixar a Eucaristia, Jesus institui o sacerdócio ministerial: ‘fazei isto em memória de Mim’, diz Jesus”, destacou o Cardeal.

Logo após a homilia, Dom Valter se inclinou e, no gesto de humildade, como ensinou Jesus, lavou os pés de12 homens – membros de Irmandades -, que representaram os discípulos. Ao final da Missa aconteceu a transladação do Santíssimo Sacramento e a desnudação do altar, quando as toalhas e as flores são retiradas para dar lugar a um grande e respeitoso silêncio em memória à noite em que Jesus foi entregue para sofrer até a morte de cruz.

Fotos: Sara Gomes