Com o objetivo de discutir temas relevantes para a evangelização e defesa da vida e da família, bem como traçar diretrizes e definir ações para o trabalho da Pastoral Familiar no Brasil no próximo ano, foi realizada a 47ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar, de 7 a 9 de julho, na Casa Dom Luciano, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, Distrito Federal.
Representando o Regional Nordeste 3 da CNBB, estiveram o assessor eclesiástico, padre Edson Bahia, e o casal coordenador, Júlio e Kátia Sousa, que tiveram participação ativa no evento, juntamente com outros coordenadores de todo o país. No primeiro dia da assembleia, sexta-feira (7), o encontro teve início com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo de Barreiras (BA) e membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Moacir Silva Arantes. Durante a liturgia, o bispo motivou os participantes a buscarem a graça de vivenciar a assembleia e ser para as famílias o que Jesus foi para a família do evangelista Mateus.
No segundo dia, sábado (8), a assembleia recebeu a visita do secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, e do subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá. Diversos momentos de reflexão e partilha ocorreram ao longo do dia. O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, apresentou os resultados das escutas realizadas com grupos regionais, destacando as riquezas, preocupações, possibilidades e desafios no trabalho de evangelização das famílias. O casal vice-coordenador nacional, Milton e Lourdes Morais, facilitou um momento dedicado ao trabalho e à articulação com os movimentos eclesiais que atuam com as famílias. O padre Crispim Guimarães também apresentou os guias preparados pela Pastoral Familiar no último quadriênio, contemplando todos os três setores.
No terceiro dia, domingo (9), cada um dos setores – Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais – além do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (Inapaf) – fizeram uma breve apresentação das perspectivas para os próximos anos. Durante esse dia, também foram apresentados os progressos nos preparativos para o Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que ocorrerá na Paraíba em 2025.
Resultados e propostas: após debates e deliberações, foram definidas as seguintes propostas para a atuação da Pastoral Familiar no Brasil em 2024:
- Realização do Simpósio Nacional das Famílias nos dias 25 e 26 de maio de 2024, com o tema “Família e Amizade”;
- Encontro dos bispos e assessores entre os dias 2 a 5 de julho, com o apoio do bispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Brustolin;
- O tema do Hora da Família Mensal será “Família, Casa da Participação”;
- O tema do Hora da Família (para a Semana Nacional da Família) será “Família e Amizade”;
- O Hora da Vida (para a Semana Nacional da Vida) abordará o tema dos idosos.
As participações do assessor eclesiástico, padre Edson Bahia, e do casal coordenador do Regional NE3 da Pastoral Familiar, Júlio e Kátia Sousa, na 47ª Assembleia Nacional foram de grande importância para o fortalecimento do trabalho em defesa da vida e da família na Bahia e Sergipe. Durante o evento, foram apresentados os novos integrantes da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, além de serem discutidos temas relevantes para a evangelização e traçadas diretrizes para a atuação da Pastoral Familiar no próximo ano. A participação nesse encontro proporcionou momentos de aprendizado e partilha, que certamente contribuirão para o aprimoramento das ações desenvolvidas pela Pastoral Familiar nas regiões representadas pelo casal coordenador regional NE3.
Informações e fotos: Pastoral Familiar do Regional Nordeste 3