Regional Sul 1 realizou Congresso da Pastoral Familiar

Congresso-PastFamiliar-SP-3Com o tema “O amor é nossa missão: a família plenamente viva” e o lema “Misericordiosos como o Pai”, foi realizada a 19ª edição do Congresso da Pastoral Familiar do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mais de 250 participantes, entre bispos, padres, religiosas e leigos estiveram presentes no encontro, promovido entre os dias 8 e 10 de julho, em Ribeirão Preto (SP).

Na ocasião, o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Souza, discorreu sobre o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, assunto abordado na Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, ocorrida em 2015, no Vaticano. O bispo apresentou as referências históricas e documentais que resultaram na composição da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, lançada em 19 de março e publicada em 8 de abril de 2016.

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, também falou sobre a exortação apostólica, indicando pontos de ação pastoral e o quanto o documento “aponta para um cuidado de pastor com os que já estão inseridos na Igreja”. O arcebispo destacou a importância do acompanhamento, do discernimento e da integração da fragilidade. Também foram citadas algumas situações nas quais a caridade pastoral pode ajudar as pessoas a fazer a experiência do encontro com Cristo.

O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Goiânia (GO), monsenhor Moacir Silva Arantes, apresentou o tema “Por uma Pastoral Familiar em saída, alinhada com a Misericórdia do Pai”, ressaltando os aspectos do trabalho da Pastoral e as novas atividades ou atitudes que deverão ser tomadas para que efetivamente os serviços pastorais para as famílias atinjam seu objetivo.

Cultura e comportamento também foram temáticas abordadas no evento. O casal André Kawahala e Rita Massarico Kawahala, agentes de formação do Núcleo de Formação e Afetividade da Pastoral Familiar do Regional (Nufesp) falou sobre “A família e as novas mídias”. O casal Thiago Simpliano da Silva e Ana Paula do Couto Simpliano conduziu uma conferência sobre “Família, dependência química, causas e encaminhamentos”. Nesta palestra, Thiago apresentou os diversos tipos de drogas, as reações e como identificar se um membro da família está fazendo o uso de drogas. O agente contou sua experiência com o vício, pois ele mesmo é um dependente químico em tratamento, e sobre o trabalho que desenvolve no Instituto Padre Haroldo, em Campinas. Sua esposa, Ana Paula, deu testemunho de caminhada junto com Thiago.

A última palestra do Congresso foi proferida pelo professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, padre Paulo Afonso Alves Sobrinho, da diocese de Guarulhos (SP). Sobrinho abordou o Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus, que fez alterações nos cânones referentes ao Tribunal Eclesiástico e deu novas determinações para o atendimento dos processos de pedido de declaração de nulidade do Sacramento do Matrimônio. O sacerdote descreveu os passos do processo e destacou as diferenças que o documento trouxe para esse trabalho nos Tribunais.

O encontro terminou com a celebração da missa presidida pelo bispo de Franca (SP), dom Paulo Roberto Beloto, e concelebrada pelo bispo emérito de Campo Limpo (SP) e referencial da Pastoral Familiar no regional, dom Emílio Pignoli, pelo arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, e pelos padres presentes.

O próximo Congresso acontecerá em 2018, também em Ribeirão Preto, mas, desta vez, na sub-região 2 (RP2).

Com informações e fotografia do regional Sul 1 da CNBB