Roda de conversa abordará o tema “Família na caminhada sinodal: comunhão, participação e missão”

No contexto do Ano Família Amoris Laetitia e da caminhada sinodal que culminará com o Sínodo dos Bispos em 2023, a Seção Brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família promoverá, no dia 29 de outubro, uma roda de conversa sobre o papel da família nesse processo. A iniciativa terá início às 19h30 e poderá ser acompanhada, em tempo real, pelo canal youtube.com/arquidiocesedesalvador.

O encontro, que terá como tema “Família na caminhada sinodal: comunhão, participação e missão” e acontecerá no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral, localizado na Cúria Metropolitana de Salvador, contará com as presenças do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; do bispo da Diocese de Camaçari, Dom Giancarlo Petrini; de professores e de representantes de movimentos relacionados à família. Em virtude da pandemia, o acesso ao local será limitado.

De acordo com o diretor da Seção Brasileira, padre Rafael Cerqueira Fornasier, a iniciativa contribuirá para reflexões acerca dos aspectos familiares na relação eclesial. “Esta roda de conversa se propõe a pensar qual é o papel da família nesse caminho sinodal que o Papa Francisco sugere a toda a Igreja, envolvendo as famílias como a base. Eu tenho falado sobre pensar uma forma eclesial mais familiar, afinal pensando a Igreja como família diminuímos um pouco o aspecto vertical, sem abandonar esse aspecto, obviamente, que é necessário, que é a coluna dorsal; mas dando um acento maior ao aspecto horizontal das relações eclesiais, de irmãos e irmãs. Essa é uma perspectiva do Papa Francisco: estamos em comunhão, fazemos um caminho comum, e as famílias podem fazer isso”, afirma.

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!